skip to Main Content

Fábrica de software: o que é e quais as vantagens para sua empresa

fabrica-de-software-Lyncas

O advento da pandemia de Covid-19 acelerou a transformação digital a nível mundial, gerando mudanças no padrão de comportamento da população. O impacto foi tamanho que nunca se investiu tanto em tecnologia como nos últimos dois anos. Protagonistas desse crescimento, as fábricas de software são cada vez mais requisitadas por empresas que estão de olho nas tendências de tecnologia.

Existem cada vez mais tecnologias disponíveis no mercado e uma demanda crescente por novas soluções. Neste cenário, vemos um movimento natural de empresas buscando por amadurecimento e transformação digital.

A grande questão é que empresas que não têm core business em tecnologia sentem dificuldade em conquistar essa escalabilidade de produção. Seja porque o projeto não justifica a formação de uma equipe interna ou mesmo porque essa equipe já está sobrecarregada.

Para atender a essas demandas e tirar os projetos de TI do papel, boa parte das empresas brasileiras enxerga nas fábricas de software uma alternativa rápida e prática para a realização de seus projetos.

Um ponto que chama atenção é que essas empresas desejam oferecer aos seus clientes muito mais que um sistema funcional. O objetivo é entregar uma experiência positiva ao usuário, preferencialmente com soluções personalizadas e inovadoras.

Você tem essa necessidade na sua empresa? Já se deparou com uma ideia de otimizar algum serviço com tecnologia ou a necessidade de fazer melhorias em algum sistema? A fábrica de software pode ajudar a trazer resultados diferenciados para o seu negócio!

Veja a seguir o que é fábrica de software, como funciona esse serviço e as principais vantagens de contratar uma empresa desenvolvedora de software.

 

O que é uma fábrica de software?

Uma fábrica de software, ou software house, como é conhecida no mercado mundial, é uma empresa que constrói e oferece manutenção de sistemas e aplicações web e mobile.

Basicamente, atende demandas de empresas que precisam de desenvolvimento ou melhoria de software web ou mobile. Serve para que essas organizações possam investir no aperfeiçoamento tecnológico sem que seja necessário perder o foco do negócio ou montar uma nova equipe interna para isso.

Funciona assim: imagine que você tem uma loja de produtos naturais e quer desenvolver um aplicativo para os clientes.

O seu core business não é tecnologia e desenvolvimento de aplicativos, é venda de produtos naturais. Contratar uma equipe de tecnologia para desenvolver apenas um projeto pode ter um custo muito alto. Por isso, a solução é recorrer a uma fábrica de software.

Por meio da adoção de metodologias ágeis, a software house vai estruturar seu projeto e desenvolver o aplicativo de forma personalizada. 

Dessa forma, a fábrica de softwares é uma solução eficiente para problemas de diversos negócios: a falta de mão de obra interna para desenvolver programas, sistemas web e aplicativos ou realizar a manutenção e atualização dos produtos digitais que desenvolve.

 

E por que o nome fábrica de software?

O termo “fábrica” é utilizado como analogia à velocidade, produção em larga escala e foco na alta produtividade. Os processos e metodologias são estruturados de maneira àqueles das indústrias tradicionais.

“Software”, por sua vez, está relacionado ao conjunto de componentes lógicos ou sistema de processamento de dados, ou seja, ao produto final, por exemplo: programa de computador e aplicativo mobile.

Então, apesar de ter se popularizado mais recentemente, a ideia por trás do conceito de fábrica de software vem de longa data. Já existe desde 1960, com o modelo da fábrica tradicional, que envolve vários processos realizados em escala para construir o produto final.

O objetivo? Agilizar tarefas, aumentar produtividade e diminuir prazos por meio da padronização de processos e redução da interferência humana.

CURIOSIDADE

A expressão software factory foi usada pela primeira vez em 1969, pela empresa japonesa Hitachi, considerada uma das primeiras fábricas de software do mundo. Em meados dos anos 70, outras empresas como a Sistema Development Corporation, NEC, Toshiba e Fujitsu também começaram a adotar a prática.

 

O que uma fábrica de software oferece?

O portfólio de serviços de uma fábrica de software varia de acordo com o fornecedor. Dessa forma, a definição é dada de acordo com o escopo de trabalho de cada empresa de tecnologia.  Aqui na Lyncas, por exemplo, oferecemos:

Software customizado

Uma solução produzida sob demanda, de forma exclusiva, para o seu negócio.

Após levantamento de requisitos e pesquisas de mercado, é oferecido um produto que atenda a necessidade do cliente utilizando as tecnologias mais consolidadas existentes no mercado.

Melhoria contínua

Serviço recomendado em casos em que o software existente já não atende mais às necessidades da empresa. O objetivo é realizar o aprimoramento para acompanhar o crescimento e inovação da companhia.

Dessa forma, aumentar a produtividade dos colaboradores da empresa, gerando a satisfação dos seus clientes.

Sistema legado

A dor pode ser uma tecnologia obsoleta, como um sistema legado que não resolve os problemas da empresa. Ou mesmo incompatibilidade com novos softwares de mercado, que torna o sistema lento, mas necessário, pois você precisa dos dados que estão nele. 

A fábrica de software auxilia na transição para um novo software, evitando que dados e informações importantes sejam perdidas. 

Sustentação de sistema

Você não pode deixar um bug ou um erro no ERP parar  as operações da sua empresa. Por isso, a sustentação de sistema é necessária para garantir que sua equipe tenha acesso a um software que atende as funcionalidades essenciais para manter um trabalho eficaz, de alto desempenho e assim gerar resultados.

E ainda mais importante que corrigir, é preciso prevenir panes, erros e bugs a fim de evitar prejuízos e danos aos dados. 

Aplicativo personalizado

Aplicativos móveis customizados podem contribuir para gerar interações e engajamento com clientes. Além de facilitar processos internos e até mesmo aumentar receita. 

>> Leia também: A importância de ter um aplicativo para sua marca

 

Como funciona uma fábrica de software?

O trabalho é desenvolvido com processos de desenvolvimento massivos, com uma estrutura padronizada e dividida em componentes personalizáveis.

Assim, a base do funcionamento de uma fábrica de software parte da padronização de módulos de código. Dessa forma, os processos e metodologias tendem a reutilizar componentes anteriormente desenvolvidos, com padrão em algumas etapas. Entretanto, isso não significa que exista a massificação da produção e que todos os softwares feitos serão iguais.

Na verdade, o conceito de software house existe para garantir o máximo de personalização no menor tempo possível. Mas, para isso acontecer, é necessária a utilização de alguns parâmetros básicos. Assim, a fábrica de software agiliza as demandas, aumenta a produtividade e diminui prazos e custos. Sendo que, ao final, entrega um sistema de qualidade e personalizado para cada cliente.

Portanto, os projetos de fábricas de software são customizados para atender a necessidade e expectativa de cada cliente. Da mesma forma, os times formados são únicos para atender as demandas de cada projeto.

A personalização inclui:

  • Especificação de requisitos;
  • Definição de perfis funcionais;
  • Adoção de metodologia de desenvolvimento de software;
  • Definição de ferramentas e métricas;
  • Regularidade na comunicação com cliente;
  • Estimativa de custo e prazo.

 

Na prática, ao ser contratada, a fábrica de software vai realizar um Product Discovery (“descoberta de produto” em tradução livre) para entender a real necessidade do cliente e qual o seu contexto. Na sequência, será desenvolvido um MVP (Produto Mínimo Viável) para testar a solução antes do desenvolvimento da etapa final.

No final do projeto, o cliente recebe um software personalizado ou software sob medida.

>> Leia também: Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Software, como funciona?

 

Quais as metodologias aplicadas por uma fábrica de software?

Um diferencial interessante da atuação de uma empresa de fábrica de software é a aplicação de Metodologias Ágeis e Scrum.

O desenvolvimento ágil de software baseado nos princípios do manifesto ágil tem sido adotado por empresas famosas como IFood, Airbnb, Netflix e Uber. A Lyncas também é um exemplo de empresa que usa a metodologia para desenvolvimento de sistemas e aplicativos.

 

Manifesto Ágil – Valores
Valores do manifesto ágil

 

Já o Scrum facilita que squads sejam auto-organizadas e multifuncionais, trabalhando de maneira colaborativa com uma estrutura bem gerenciada. Isso porque o método engloba um conjunto de regras simples que são adotadas para dar e receber feedbacks rápidos, seja qual for a etapa de desenvolvimento que o software se encontra. 

O desenvolvimento da fábrica de software também inclui boas práticas, como sessões de design sprint, ciclos iterativos e incrementais. Essa abordagem oferece mais flexibilidade e adaptabilidade.

Mas afinal, o que isso tudo traz de resultado?

A junção e aplicação dessas metodologias ajudam a empresa desenvolvedora de software a entregar mais rapidamente um produto de qualidade. Além disso, permite oferecer um custo de projeto reduzido, assim como o risco de ocorrência de erros.

A comunicação constante entre os integrantes da equipe de desenvolvimento e o cliente melhora a eficiência, e permite um fluxo de trabalho fluído. Portanto, a expertise da fábrica de software, somada a aplicação do conceito ágil, faz toda a diferença na qualidade das soluções tecnológicas. 

>> Leia também: Conheça os 6 principais Modelos de Metodologias Ágeis

 

Por que contratar uma fábrica de software?

Em geral, as empresas realizam a contratação de uma fábrica de software quando precisam:

  • Acelerar projetos de desenvolvimento de software;
  • Preencher lacunas de habilidades da equipe de TI;
  • Escalar a equipe de desenvolvimento;
  • Criar um software ou aplicativo personalizado do zero;
  • Adaptar sistemas legados.

A escolha é baseada na premissa de que o projeto será entregue no prazo e com qualidade operacional. A agilidade no desenvolvimento é outro fator positivo, pois a fábrica utiliza metodologia própria. Por fim, outro benefício é o custo final em comparação com o investimento necessário para montar uma equipe interna para a realização do projeto.

>> Leia também: Fábrica de software: soluções customizadas para o seu negócio

 

Quais as vantagens de contratar uma fábrica de software?

Como vimos, a fábrica de software é uma opção para empresas que buscam a construção de soluções tecnológicas. É indicada para desenvolver um novo produto para o mercado, melhorar uma solução já existente ou otimizar um processo interno.

Veja algumas das vantagens que a contratação pode trazer para o seu negócio: 

  • Bom custo-benefício e economia financeira;
  • Economia de tempo;
  • Possibilidade de manter o foco no core business;
  • Produto customizado para sua empresa;
  • Resultado inovador, inteligente, robusto, funcional e eficiente;
  • Soluções rápidas e eficientes;
  • Maior uso de técnicas modernas de criação de sistemas;
  • Acesso a um time de especialistas;
  • Qualidade de implementação;
  • Aumento de produtividade das equipes internas;
  • Atendimento dentro do prazo;
  • Orçamento claro e definido;
  • Atendimento com viés consultivo;
  • Maturidade em inovação;
  • Especialização tecnológica;
  • Métodos de design e comunicação eficientes;
  • Flexibilidade;
  • Agilidade da rotina operacional;
  • Menos “bugs” no sistema;
  • Simplicidade de uso com melhor experiência do usuário;
  • Suporte qualificado durante todo o processo de criação e utilização do sistema;
  • Suporte na pós-implementação.

  Fábrica de Software é a solução para a sua empresa

 

Quando a Fábrica de Software é a solução para a sua empresa?

Como você já percebeu, o objetivo de uma fábrica de software é simples. Uma empresa com equipe de especialistas, que utiliza as melhores ferramentas e métodos para  desenvolver, melhorar e sustentar sistemas e aplicações personalizadas.

Portanto, são dois pontos principais que fazem da fábrica de software a melhor escolha para as empresas que querem desenvolver produtos e serviços tecnológicos:

  • Contar com os melhores profissionais possíveis;
  • Escopo de trabalho que atende especificamente a necessidade do seu projeto, oferecendo mais simplicidade, rapidez e inteligência.

Esses fatores são reforçados em um cenário no qual a empresa tem um projeto, mas não possui equipe e estrutura interna para executá-lo. Ou, ainda, quando a organização não tem a tecnologia como core business e precisa focar em demandas específicas do seu negócio. Além disso, vale lembrar que o desenvolvimento de tecnologias tem fatores particulares que podem tornar o investimento arriscado. 

Neste contexto, a fábrica de software, por sua própria natureza e experiência em tecnologia, tem recursos para gerenciar esses riscos. Muitas vezes sem aumentar os custos do projeto, realizando a entrega do sistema com segurança e conforme escopo definido.

Assim, a fábrica de software se mostra como a melhor opção para o desenvolvimento de soluções inovadoras que agregam competitividade ao seu negócio.

Apesar da decisão parecer clara, muitos gestores ainda sentem insegurança na contratação de fábricas de software. Para não restar dúvidas de que essa é a melhor solução para sua empresa, separamos quatro contextos pelos quais as empresas passam e escolhem trabalhar com uma fábrica de software. Confira!

 

Precisa fazer melhorias no sistema

Quando o software existente já não atende completamente as necessidades da empresa, é preciso investir em melhorias. Isso é importante para acompanhar o crescimento e inovação da organização e deve ser feito com menor impacto possível.

É nesse ponto que entra a atuação de uma fábrica de software. Além de diminuir o custo operacional que pode ser muito alto se feito dentro da própria empresa, as melhorias tendem a ser finalizadas em um prazo mais curto.

Assim, evita-se um longo período de transição dos funcionários internos, o que poderia diminuir a produtividade do time.

 

Tem sistema legado

Normalmente, empresas com tempo maior de atuação possuem um banco de dados, construído ao longo dos anos. Mesmo sendo antigos, essas informações não podem ser perdidas em uma mudança para um novo software, por exemplo.

A fábrica de software auxilia nessa transição, garantindo que ela ocorra sem imprevistos.

 

Precisa fazer sustentação do sistema

Essa prática corrige erros e bugs que possam existir, assegurando o bom funcionamento do sistema. Também contribui para evitar falhas na segurança.

A vantagem de contratar uma fábrica de software para realizar esse serviço é a simplificação da gestão. Outro ponto que vale a pena é descentralizar a responsabilidade desse serviço. Uma vez que não depende dos funcionários da empresa, não existe o risco de, na falta dessa pessoa, ser necessário treinar um novo profissional.

 

Busca qualidade e redução de custos

Uma fábrica de software tem como objetivo entender a demanda e montar o sistema atendendo às necessidades específicas do contratante. Além de controlar e garantir a qualidade do projeto.  

Tudo isso, com custo operacional e prazo de entrega atraentes, muitas vezes mais vantajoso do que seria na produção interna.

Enquanto a empresa segue investindo no seu core business, a software house promove aumento da eficiência e eficácia dos processos.

Leia também: Escalabilidade em TI: O que é e quais as vantagens?

 

Quanto custa contratar uma fábrica de software?

Não existe um preço preestabelecido para a contratação de uma fábrica de software. O custo varia de acordo com o tamanho do projeto, a experiência da equipe de desenvolvimento e a complexidade do código.

Outros fatores também podem influenciar no custo do software/serviço, como:

  • Quantidade de recursos necessários;
  • Nível de personalização;
  • A quantidade de testes e depuração necessários;
  • Migração de dados existentes;
  • Nível de suporte necessário e manutenção;
  • Profissionais envolvidos em todas as etapas de desenvolvimento.

Esses são apenas alguns itens gerais e comuns no desenvolvimento de um software. Entretanto, existem outros fatores e variáveis que mudam de projeto para projeto.

 

Como escolher uma fábrica de software para atender minha demanda?

Como escolher uma fábrica de software para atender a demanda

 

Se você fizer uma busca rápida no Google, vai achar diversas empresas que oferecem esse serviço. Para facilitar sua decisão é importante avaliar alguns critérios para verificar se a empresa de desenvolvimento de software é confiável. 

Valor final do projeto e tempo de entrega são sempre pontos de atenção que todo mundo observa. Mas existem outras informações igualmente importantes.

Um dos principais fatores a serem avaliados antes de qualquer contratação é a reputação da empresa desenvolvedora. É possível atestar isso por meio dos cases de sucesso, depoimentos e benchmarking com clientes.

Outro fator muito importante é avaliar o suporte que a empresa oferece após a entrega do produto. Isso porque qualquer projeto está suscetível a apresentar problemas, mesmo tendo sido realizados todos os testes.

Além disso, existem outras dicas para você avaliar a confiabilidade e qualidade de entrega da software house:

  • Dê uma olhada no portfólio;
  • Observe se o time já construiu produtos semelhantes ao que você está buscando;
  • Veja se tem experiência com cliente do mesmo setor que o seu;
  • Identifique as tecnologias utilizadas pela empresa de desenvolvimento de software;
  • Encontre o perfil da empresa no Google e nas redes sociais e veja as avaliações dos clientes;
  • Entre em contato com a software house, agende uma conversa sobre o escopo do projeto e solicite um orçamento;
  • Procure conhecer a equipe de TI da empresa desenvolvedora de software antes de firmar a parceria;
  • Informe-se sobre propriedade do código, onde será hospedado e qual repositório usado;
  • Avalie se são mesmo especialistas naquilo que prometem.

 

É bem importante olhar esses detalhes com calma e atenção. Afinal, não é uma escolha sábia entregar seu projeto nas mãos de uma empresa na qual não confia.

 

Pronto para contratar uma fábrica de software?

Como vimos, uma software house é uma empresa que desenvolve soluções digitais personalizadas, de forma mais otimizada e eficiente.

Confiar em uma fábrica de software é deixar que especialistas facilitem o caminho para que façam a solução certa para você!

Também mostramos como uma empresa desenvolvedora de software trabalha; qual os benefícios e vantagens da contratação, qual o momento ideal para escolher uma fábrica de software e como decidir pela melhor empresa para ser sua parceira na transformação digital.

Agora, é hora de tomar sua decisão e seguir com a realização do seu projeto.

A Lyncas oferece o serviço de fábrica de software com experiência de mercado e um time técnico altamente qualificado para atender sua demanda. Contamos com profissionais experientes em diversas soluções e diferentes linguagens de programação.

Inconformados com um mercado que preza por volume, buscamos padrões de excelência para conectar pessoas e sistemas e promover uma jornada digital incrível. Por isso, atendemos com excelência nossos clientes e parceiros sem abrir mão dos nossos valores. É assim que entregamos as melhores soluções digitais para o seu negócio.

Nossos diferenciais:

  • Mais de 20 anos de experiência em projetos de TI;
  • Trabalhamos com entrega rápida e incremental;
  • Uso de metodologias ágeis;
  • Sensibilidade com o negócio dos nossos clientes;
  • Processo seletivo criterioso;
  • Credibilidade no mercado.

Confie em uma empresa especializada no desenvolvimento de software. Confie na Lyncas para que seu negócio cresça de forma natural e sem dor de cabeça!

Entre em contato com nosso time de especialistas e veja como podemos ajudar o seu negócio a prosperar por meio da tecnologia!

Especialista em conteúdo, Inbound Marketing e Planejamento Estratégico de Marketing Digital. Apaixonada por viagens (e por colecionar memórias pelo mundo), passeios gastronômicos, filmes e séries. Acredita na geração de ideias como um dos principais instrumentos de transformação.