skip to Main Content

Squads de Desenvolvimento Ágil: entenda o que são e os benefícios

Squads de Desenvolvimento Àgil - Blog da Lyncas

A abordagem ágil tem revolucionado a forma como as equipes de desenvolvimento trabalham e entregam valor aos clientes. No cerne dessa transformação encontra-se o conceito de “squad”, uma equipe multidisciplinar e autônoma que é peça fundamental nas metodologias ágeis, especialmente no popular Scrum. 

Neste texto, exploraremos em detalhes o que é um squad, suas características distintivas e como essa abordagem colaborativa e flexível tem impulsionado a eficiência, a inovação e a qualidade nos projetos de desenvolvimento. 

Com essa análise, poderemos compreender melhor por que os squads têm se tornado uma escolha cada vez mais comum e bem-sucedida em ambientes ágeis de desenvolvimento, permitindo que as empresas se destaquem na era da rápida evolução tecnológica e das demandas constantes do mercado. 

O que é um squad?

O termo “Squad” vem do inglês que significa “esquadrão” e faz referência às unidades militares enviadas a um combate. Assim como essas unidades, as Squads são times formados para cumprir uma missão.

A estruturação de squad é feita de pequenas equipes multidisciplinares, compostas por pessoas de diferentes habilidades e com um objetivo em comum. Basicamente, é uma forma de trabalhar com uma comunicação mais direta e sem ruídos.

A metodologia de squads valoriza a transparência, a responsabilidade compartilhada e a adaptabilidade, permitindo que a equipe responda rapidamente a mudanças e novas necessidades. Essa abordagem proporciona maior agilidade no desenvolvimento e facilita a colaboração entre os membros da equipe, o que contribui para a melhoria da qualidade do produto e a satisfação do cliente.

Esse conceito foi popularizado no universo da tecnologia quando, em 2012, Henrik Kniberg e Anders Ivarsson, agile coaches do Spotify, utilizaram essa metodologia como parte de sua abordagem de desenvolvimento de software.

Um squad remoto nada mais é do que um time ágil que trabalha remotamente.

principais características dos squads

Quais as principais características dos squads?

Este método é baseado em duas ideias principais: a busca por uma meta em comum coletiva e garantir autonomia individual para cada colaborador. 

O principal objetivo da squad ágil é potencializar a produtividade de cada um sem perder flexibilidade e agilidade na tomada de decisões, isso ocorre devido aos colaboradores terem uma visão clara e uma compreensão da causa e do propósito do cliente. 

Ao adicionar o trabalho remoto, a squad além de ser autônoma, auto-organizada e autogerida, ainda se torna sem fronteiras do trabalho convencional.

 >> Veja também: Squad Gerenciada: entenda o que é e as vantagens para sua empresa

Como é formado uma squad de desenvolvimento?

Os squads são semelhantes a uma equipe scrum e a estrutura funciona como mini-startups dentro da empresa. Uma squad de desenvolvimento normalmente é composto de 6 a 10 pessoas.

O modelo de trabalho de squad se divide em áreas, cada grupo é composto de pelo menos uma pessoa que consiga desempenhar o papel necessário para desenvolver essa parte do produto.

Por exemplo, se existe um squad responsável pela entidade ‘Cliente’ de um sistema, a equipe fica com todo o ciclo de desenvolvimento desta parte. Essa squad deve fazer a parte frontend e backend do sistema, além de garantir a qualidade e fazer o deploy para produção, incluindo o monitoramento e tratamento de erros. 

Dessa forma, essa squad tem pessoas de diferentes funções — pessoas da engenharia de backend, frontend, mobile e UI/UX.

Sem uma grande figura de liderança, os times são autogeridos. Mas, apesar de não existir uma hierarquia, existe o Product Owner (PO), que é quem lidera o projeto.

As linhas horizontais que atravessam as squads são os chapters, que são profissionais do mesmo setor que estarão alinhados entre si a respeito do que está acontecendo.

As Tribos são a junção de duas ou mais squads, que possuem objetivos similares e precisam estar em maior conexão. 

Quais os benefícios de implantar squads ágeis e remotos?

  • Conhecimento compartilhado entre os membros

Um dos maiores benefícios de um time ágil é contar com uma equipe multidisciplinar de desenvolvedores que têm vasto conhecimento sobre diferentes aspectos e fatores que compõem o projeto.

Assim, torna- se mais fácil transferir informações, conhecimento e outros tipos de dados.

O planejamento conjunto entre os diferentes contribuintes do projeto ajuda cada membro a se tornar mais ciente das funções uns dos outros, permitindo-lhes ajudar ou até mesmo assumir os deveres e responsabilidades dos outros membros em certas situações.

  • Fluxo ininterrupto e cumprimento dos prazos

A maioria dos projetos funciona em um cronograma pré-existente e pré-estabelecido. Squads ágeis reduzem drasticamente o risco de atrasos devido à estrutura multidisciplinar, criativa e motivacional da equipe. 

Especialmente quando as demandas do projeto e as entregas mudam e evoluem, a squad ágil se adapta e ajusta rapidamente a essas mudanças para minimizar atrasos. 

O planejamento compartilhado e a comunicação constante entre os membros da equipe faz com que eles sejam capazes de trabalhar com mais rapidez e harmonia, reduzindo ou até eliminando o tempo de inatividade.

  • Conclusão do projeto mais rápida e econômica

Como o tempo de inatividade é minimizado, também há menos desperdício de tempo e recursos. A partir de sessões de planejamento intensivo, os membros do squad geralmente atribuem tarefas que lhes permitem trabalhar em um ritmo alinhado com o fluxo e a capacidade da equipe como um todo. 

A adaptabilidade e flexibilidade de uma squad ágil também ajudam a enfrentar os desafios de frente. As operações são sempre mantidas com foco na tarefa por meio da eliminação de processos e outras partes desnecessárias do fluxo de trabalho.

  • Aumento do alinhamento e autonomia

Se você já foi gerente, sabe como pode ser cansativo e improdutivo ter que acompanhar cada passo de uma equipe que não consegue fazer o trabalho que eles precisam fazer. 

A própria metodologia squad elimina isso, liberando a liderança e gerenciamento para lidar com outras tarefas, apenas interferindo para verificar o progresso e intervir em determinados momentos. 

Aumento da sinergia da equipe, com maior senso de pertencimento e destaque da autorresponsabilidade para atingir os objetivos. Tornando-os, por sua vez, cada vez mais independentes, funcionais, motivados e mais criativos. Isso otimiza os resultados finais.

  • Força de trabalho vs. Localização geográfica

Achar as pessoas certas para a composição do time é crucial para o sucesso do desenvolvimento e você potencializará as chances de achar a pessoa mais qualificada sem se preocupar com a distância. Lidar com força de trabalho remota e bem qualificada, é desviar desse tipo de questão.

  • Infraestrutura e custo da operação

A squad remoto pode conciliar um grande número de profissionais com pequeno custo em infraestrutura, sem diminuir a qualidade de serviço do profissional. Leia também: Produtividade no home office.

Por que adotar squads de desenvolvimento

Por que adotar squads de desenvolvimento terceirizadas?

Adotar squads de desenvolvimento terceirizadas pode ser uma estratégia vantajosa para empresas que buscam aumentar sua eficiência, agilidade e capacidade de inovação.

Ao contratar squads de desenvolvimento terceirizadas, as empresas podem acessar uma ampla gama de talentos e habilidades especializadas sem precisar investir em treinamento e desenvolvimento interno. As provedoras de serviços geralmente têm equipes com experiência em diversas tecnologias e setores, o que permite que a empresa contratante escolha a equipe mais adequada para as necessidades específicas do projeto.

Além disso, as squads de desenvolvimento terceirizadas oferecem maior flexibilidade no gerenciamento de recursos. As empresas podem aumentar ou reduzir o tamanho da equipe de acordo com as demandas do projeto, permitindo uma alocação mais eficiente dos recursos e evitando desperdícios.

A terceirização também pode proporcionar um ganho significativo em termos de agilidade. As squads de desenvolvimento terceirizadas geralmente adotam metodologias ágeis, como Scrum ou Kanban, o que permite uma entrega mais rápida e de valor. Isso é especialmente útil em projetos de desenvolvimento de software, onde as necessidades dos clientes podem mudar ao longo do tempo.

Outro ponto importante é o custo. Ter uma equipe interna de desenvolvimento pode envolver altos custos com salários, benefícios e infraestrutura. Ao optar por squads de desenvolvimento terceirizadas, as empresas podem reduzir esses custos, pagando apenas pelos serviços contratados, sem as despesas fixas associadas a uma equipe interna.

Qual a diferença de uma squad ágil para uma equipe no modelo tradicional?

A diferença entre o conceito de squad e o modelo tradicional está relacionada ao modo como as equipes são estruturadas, organizadas e trabalham em projetos. 

A escolha entre essas abordagens dependerá das necessidades e características específicas do projeto e da cultura organizacional.

Vamos explorar as principais diferenças:

Squad

O termo “squad” é frequentemente associado à metodologia ágil, especialmente ao framework Scrum;

Uma squad é uma equipe multidisciplinar e autônoma, composta por profissionais de diferentes habilidades necessárias para desenvolver e entregar um produto ou serviço completo;

As squads têm autonomia para tomar decisões e gerenciar suas atividades. Elas são auto-organizadas, o que significa que não precisam de um líder tradicional, mas podem ter um facilitador ou líder de equipe para orientação e suporte;

Cada squad geralmente trabalha em um conjunto específico de funcionalidades, recursos ou projetos e é responsável por todas as etapas do desenvolvimento, desde o planejamento até a entrega;

As squads têm uma abordagem colaborativa, com foco na comunicação contínua e na entrega de valor em ciclos curtos e iterativos (sprints).

Modelo Tradicional

É caracterizado por uma sequência linear de fases de desenvolvimento, onde cada fase é concluída antes que a próxima possa começar;

Nesse modelo, as equipes são frequentemente organizadas de forma hierárquica, com uma divisão clara de funções e tarefas. Os membros da equipe podem ter papéis específicos, como analistas de requisitos, desenvolvedores, testadores e gerentes de projeto;

A tomada de decisões e o gerenciamento de atividades são realizados por gerentes e líderes, e as equipes seguem um plano detalhado do início ao fim do projeto;

O modelo tradicional tem uma abordagem mais rígida e sequencial, onde cada fase deve ser concluída antes que a próxima comece. Isso pode levar a atrasos em caso de mudanças ou imprevistos.

 

Como e quando implementar Squads de Desenvolvimento Ágil?

Ao pensar sobre a possibilidade de implantação de uma squad ágil remoto, primeiramente deve-se questionar se a organização atual e natureza da empresa funcionaria em formato ágil e remoto. 

Após identificada a possibilidade e até necessidade de implementação de um time multidisciplinar na sua organização, o próximo passo é garantir que as pessoas certas estejam nesse time.

É importante que aconteça a capacitação da equipe, envolvendo treinamentos, para que aprendam a trabalhar de maneira ágil.  

Em seguida, deve ser feito um alinhamento com as squads sobre o método de trabalho, sobre os detalhes importantes que fazem a diferença na entrega dos resultados, como horários de reunião por exemplo.

Com as pessoas certas alinhadas para resolver os futuros desafios, comece a planejar o trabalho do time envolvido. 

O planejamento tem início no entendimento claro de qual é o objetivo do time, qual é a sua missão e para quem ele irá entregar valor, como o cliente, por exemplo.

Precisando zerar seu backlog mas não tem uma equipe disponível? Fale conosco e entenda como entregamos um time ágil de acordo com o seu projeto, independente da complexidade, tamanho ou prazo.

 

Sempre antenados nas novidades e conteúdos que agreguem valor à sua vida!