skip to Main Content

Fenômeno do Impostor no Desenvolvedor

fenômeno do impostor no desenvolvedor

Quando recebe um elogio sobre uma tarefa bem executada, você pensa que não fez nada demais? Frequentemente pensa que outro desenvolvedor poderia ter feito algo melhor do que você? Se a sua resposta foi positiva, atenção: pode ser que você lide com o Fenômeno do Impostor.

O que é o Fenômeno do Impostor?

O Fenômeno do Impostor, também conhecido como Síndrome do Impostor, é uma crença interna que está relacionada à autossabotagem, é duvidar de suas próprias capacidades, sentir que suas qualidades são superestimadas pelos outros e que não merece os êxitos que recebe.

Pode gerar até mesmo a preocupação de que alguém descubra que você não merece estar onde está, por se sentir uma farsa. Alguns podem estabelecer metas abaixo de suas reais capacidades, por medo de tentar algo novo e fracassar, além de constantemente comparar seus desempenhos com os de outras pessoas.

Como consequência, essas pessoas costumam sentir culpa diante de resultados do seu trabalho, independente de qual seja o resultado. 

Como identificar o Fenômeno do Impostor?

Fisicamente a pessoa pode sentir ansiedade generalizada, estresse e tristeza. No comportamento pode existir baixa autoconfiança, autoestima abalada, preocupação extrema, pessimismo, perfeccionismo excessivo e procrastinação.

Como o Fenômeno do impostor afeta o desenvolvedor de software?

Este é um sentimento bastante comum no desenvolvimento de software, e não são apenas os desenvolvedores iniciantes ou juniores que enfrentam esse problema, as pessoas que têm experiência e fazem codificação por décadas também passam por isso. 

Pode ocorrer o sentimento de culpa por haver tantas novidades em tecnologia que você ainda não sabe, e aquela sensação de que os outros desenvolvedores têm mais conhecimento e são melhores do que você.

Em um teste às cegas feito por um site americano descobriu-se que 58% dos funcionários de tecnologia sofrem com esse sentimento. Você não está sozinho!

6 Dicas para vencer o fenômeno do Impostor

1. Tenha mais consciência sobre sua autopercepção.

Quando você entra na programação, começa a desenvolvedor os primeiros códigos e, claro, continua aprendendo. Se você olhar para o que já fez, perceberá o quão longe você chegou. 

Lembre-se de como você resolveu seu primeiro problema de programação, como lidou com o bug mais horrível gerado em um nível de produção, como você aprendeu uma nova tecnologia ou ferramentas quando teve que adicionar algum recurso no produto. Todas essas situações demonstram as suas habilidades como desenvolvedor.

2. Crie novos hábitos para aproveitar as oportunidades profissionais.

Avalie quais atividades te motivam. Você pode planejar uma meta de onde quer chegar profissionalmente e decidir o que deseja aprender a cada mês. Isso não só irá ajudá-lo a superar o impostor, mas também irá ajudá-lo a impulsionar sua carreira

3. Administre melhor suas conversas internas

Reconheça suas conquistas, sejam elas pequenas ou grandes. Perceba quais pontos te incomodam e de qual forma é possível melhorá-los. 

4. Descubra formas de reconhecer seu bom trabalho

O feedback pode ser uma ótima ferramenta para entender como os outros estão avaliando o seu desempenho, muitas vezes o auto-julgamento pode não ser real, por isso é muito importante e positivo receber o ponto de vista externo.

5. Estimule sua habilidade de buscar novas oportunidades para se manter mais motivado

Você sente que precisa de mais experiência em uma área específica? Se precisar de treinamento e experiência adicionais, planeje como você vai conseguir. Permita-se crescer e sair da zona de conforto.

6. Procure o acolhimento psicológico!

Por exemplo, a Lyncas disponibiliza o acolhimento psicológico em parceria com a “Somar Pessoas”, são profissionais que podem ouvir sobre seus pensamentos e sentimentos, em busca de auxiliar a superar esses e outros problemas.

 

Se você se identificou, qual dessas dicas você vai colocar em prática, ainda hoje, para vencer o Fenômeno do Impostor? Continue em nosso blog e veja dicas de livros que farão você se tornar um desenvolvedor melhor!

 

Sempre antenados nas novidades e conteúdos que agreguem valor à sua vida!