skip to Main Content

11 livros que farão você se tornar um desenvolvedor melhor

11 livros que farão você se tornar um desenvolvedor melhor

A engenharia de software é um mercado competitivo e acelerado. Novas linguagens, frameworks, padrões, ferramentas e funções, estar atualizado é primordial para quem está iniciando ou já atua na área de tecnologia da informação e busca se tornar um desenvolvedor melhor.

Há muito conteúdo em vídeos e você pode consumi-los para adquirir conhecimento instantâneo. Os artigos técnicos podem ser um excelente recurso para aprender e são semelhantes aos livros, pois dão mais tempo para você fazer sua pesquisa sobre o assunto em vez de fornecer uma solução

Para se ter uma base sólida e aprofundar em temas específicos, os livros são excelentes fontes de conhecimento para que você possa desenvolver códigos e aplicações.

Abaixo, listamos alguns livros que farão você se tornar um desenvolvedor melhor. Confira a lista abaixo: 

códigolimpo_blogdalyncas

Código limpo de Robert C. Martin

O livro “Clean Code” cobre as técnicas e ferramentas que são essenciais para o desenvolvimento de software. Este livro ensinará como escrever código limpo e como  desenvolver a mentalidade de um programador profissional. Contém conselhos práticos sobre programação, desde a codificação até a refatoração e testes.

Arquitetura Limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software de Robert C. Martin

Você certamente deve pensar que este livro é leitura obrigatória para quem deseja se tornar um arquiteto de software e está correto. Contudo, se você codifica, logo é responsável pelos códigos que escreve, sendo assim, este livro também é para que você se torne um desenvolvedor melhor.

A arquitetura limpa promove a implementação de sistemas que favorecem a reusabilidade de código, coesão, independência de tecnologia e testabilidade, utilizando técnicas como programação orientação a objetos, princípios de design (SOLID), coesão e acoplamento de componentes, por exemplo.

É dever do desenvolvedor/arquiteto defender a boa engenharia, os bons princípios e os padrões de qualidade para o código.

entendendo algoritmos_blogdalyncas

Entendendo Algoritmos: Um Guia Ilustrado Para Programadores e Outros Curiosos de Aditya Bhargava

De forma simples e ilustrativa esta obra apresenta, com detalhes, diagramas e códigos completos em Python, uma série de pesquisas, ordenação e algoritmos gráficos para exemplificar os códigos em Python. São mais de 400 ilustrações com descrições detalhadas para facilitar a leitura, seja você um programador experiente ou aprendiz.

Como ser um programador melhor de Pete Goodliffe

Sem ideias tendenciosas sobre qualquer linguagem ou mercado, Pete Goodliffe apresenta técnicas e práticas para manter a simplicidade na codificação, compor, testar, depurar e até mesmo lidar com a complexidade do negócio e/ou código. Além disso, Como ser um programador melhor trará hábitos saudáveis para você trabalhar bem em equipe.

Domain Driver Designer de Eric Evans

O Domain Driven Design ou DDD, combina práticas de design e desenvolvimento. Oferece ferramentas de modelagem estratégica e tática para entregar um software de alta qualidade. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de software que lidam com complexos processos de negócio, não se trata de nenhuma tecnologia ou de metodologia, pode ser utilizado independentemente da linguagem de programação.

O Programador Apaixonado: Construindo uma carreira notável em desenvolvimento de software de Chad Fowler O Programador Apaixonado_Blogdalyncas

De forma simples e ao mesmo tempo detalhista, Chad Fowler compartilha informações preciosas sobre como um desenvolvedor deve direcionar sua carreira. Levanta perguntas como: em quais tecnologias o profissional deve investir seu tempo e dinheiro? Ser generalista ou especialista?

Como uma pessoa que já precisou tomar essas e tantas outras decisões, em “O Programador Apaixonado”, Fowler mostra como um iniciante pode se tornar um desenvolvedor melhor através de pequenas atitudes todos os dias.

Refatoração: Aperfeiçoando o Projeto de Código Existente de Martin Fowler

Refatorar é realizar o aperfeiçoamento de um código já existente, ou seja, é necessário disciplina, cautela e em pequenas porções, para não incluir novos bugs no sistema existente.

No livro Refatoração, Fowler deixa claro que a refatoração deve ser feita de forma contínua, em processos curtos, por tempo indeterminado. Nesta obra, vai aprender como identificar os momentos corretos de fazer a refatoração de um código. 

Padrões de Projetos: Soluções Reutilizáveis de Software Orientados a Objetos de Erich Gama padrões de projetos_blogdalyncas

Leitura técnica para quem busca aprender organizar melhor os códigos que escreve, através das explicações sobre os padrões de projeto criados pelo GoF (Gang of Four). O desenvolvedor encontrará descrição fina de vários padrões que solucionam diversos problemas no desenvolvimento de software.

Aquele livro que não pode faltar em sua biblioteca para ter em mãos sempre que precisar pesquisar e/ou rever os conteúdos abordados nesta obra.

Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo de Jeff Sutherland

Um livro que deveria ser lido independente do cargo ou função que você atua, porém, quando se trata da área da tecnologia, conhecer as metodologias ágeis é primordial para executar sua profissão.

Nesta obra, Jeff Sutherland, co-criador do método, explica de forma lúcida os motivos que o levaram a idealizar o SCRUM,  ensina a aplicá-lo e também exemplifica com cases de sucesso, demonstrando assim como a empresa ganha quando estrutura os times, estreita a comunicação e alinha expectativas.

Sprint – O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias de Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz sprint_blogdalyncas

Os autores do método, Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz, explicam de forma clara, prática e exemplificada como identificar problemas específicos de produtos ou serviços, encontrar soluções viáveis, planejar e desenvolver protótipos, testar com clientes reais e obter feedbacks válidos. 

Nesta obra, você vai encontrar diversas ferramentas, checklists e exemplos reais, além disso, os autores explicam o passo a passo, justificando sempre o motivo que você deve seguir da forma apresentada. Sprint” é como aquela receita de bolo que recebeu da tia, basta seguir os passos que irá atingir o objetivo proposto.

Avalie o que importa de John Doerr

 

O que Google, Fundação Gates e Bono Vox têm em comum? Todos eles, em algum momento, utilizaram OKRs para alcançar as metas estabelecidas.

Na obra, “Avalie o que importa”, Doerr apresenta como os OKR’s (Objetivos e Resultados Chaves) transformaram e nortearam essas empresas a alcançarem crescimento exponencial e viável. Vai conhecer uma metodologia de avaliação e medição de cumprimento de metas através de diversas histórias de sucesso relatadas na obra.

 

Todo profissional precisa se aprofundar nos temas pertinentes ao seu trabalho e  essas são algumas literaturas disponíveis para você ler sobre programação e metodologias ágeis para se tornar um desenvolvedor melhor. Sem dúvidas, há centenas de outras que poderá ler, mais específicas e técnicas. Boa leitura!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.

 

Estamos com oportunidades abertas, venha fazer parte do nosso time! Clique e veja com qual vaga você mais se identifica!

Marketing

Sempre antenados nas novidades e conteúdos que agreguem valor à sua vida!