skip to Main Content

Outsourcing de TI: vantagem competitiva

outsourcing de ti lyncas

A TI é parte fundamental para as estratégias de negócios de empresas que buscam a melhoria de seus resultados e da qualidade na entrega de seus produtos e serviços.  Se um dia houve dúvidas sobre a relevância da área de TI nos negócios, após a pandemia em 2020, não há mais.

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que 83% das indústrias precisarão de mais inovação para crescer ou mesmo sobreviver no mundo pós-pandemia, sobretudo em sua linha de produção.

Possuir ferramentas inovadoras e robustas para se diferenciar no mercado e atender todas as novas demandas dos consumidores é primordial para qualquer empresa. Mas isso não é nenhuma novidade, certo?

A terceirização da TI é uma modalidade de prestação de serviço que tem ganho, cada vez mais, espaço no mercado, pois oferece redução de custos, resultados com qualidade, aumento da produtividade e agilidade de contratação.

Mas para que isso aconteça, é essencial ter um conhecimento profundo de como funciona a terceirização de TI. Elaboramos uma lista dos principais tipos e vantagens do outsourcing de TI para as empresas. Confira abaixo!

Outsourcing de TI: o que é?

Outsourcing, vem do inglês que significa, “terceirização” e é um serviço prestado por empresas que oferecem uma equipe própria para realizar a gestão e operação de alguma outra empresa. No outsourcing de TI, os serviços envolvem a gestão de tecnologia de uma empresa e contribui para a economia da aquisição e manutenção de soluções de TI.

 

Tipos de Outsourcing de TI

  1. Offshore

No outsourcing de TI offshore, a empresa contará com um associado localizado em outro país para realizar suas atividades de desenvolvimento e sustentação de software.

Esse modelo oferece baixo custo para contratação de profissionais capacitados. No entanto, a organização deve estar ciente das diferenças linguísticas e culturais para que não haja impacto negativo nos serviços.

  1. Onshore

Os profissionais que prestarão os serviços estão localizados no mesmo país da empresa contratante. Portanto, não há barreiras culturais e/ou linguísticas, isso garante uma integração mais ágil e segura.

  1. Nearshore

Nearshore é uma forma de terceirização de TI que se refere aos serviços prestados em países próximos. Com isso, obtêm-se proximidade de fuso horário, afinidade cultural e facilidade de fazer negócios. Na área de TI, a contratação nearshore é comumente feita para desenvolvimento de software, suporte técnico e atendimentos de call center.

Por que contratar o outsourcing de TI?

Os negócios precisaram acelerar para se tornarem mais competitivos, principalmente após a pandemia da COVID-19. Empresas grandes e pequenas encontraram no Outsourcing de TI uma maneira de serem competitivas no mercado em que estão inseridas e dessa forma têm modificado e adaptado suas estruturas internas a esta nova realidade.

Em entrevista à Revista Isto É, a gerente geral da LATAM, Edenize Maron afirmou que “aquele projeto de transformação digital que se esperava executar em 2 ou 3 anos, agora terá que ser feito em meses por uma questão de sobrevivência […] Tomar as decisões necessárias e fazer as coisas rapidamente será fundamental para não colocar o negócio em risco.”

O outsourcing de TI permite que as equipes internas se concentrem no que fazem de melhor e repassem outras necessidades para os profissionais alocados, desde atividades comuns como desafogar o backlog da TI, manutenção de sistemas legados, entrega de projetos que darão suporte às áreas comerciais, logística, produção, qualidade, entre outras.

Enquanto desenvolver um projeto internamente pode levar semanas ou meses pois requer a contratação das melhores pessoas, a formação de uma equipe para o projeto e o suporte necessário. Através do Outsourcing de TI é possível disponibilizar inteligência, experiência e todos os recursos necessários para começar de novo projetos de imediato, sem a necessidade de grandes investimentos para a contratação de uma equipe altamente especializada.

Na verdade, o Outsourcing de TI melhora o desempenho da empresa, traz anos de experiência ao negócio e garante o acordo de nível de serviço que seus projetos precisam.

 

Como contratar um fornecedor de outsourcing de TI

1. Escolha um parceiro adequado

Muitas empresas têm uma preocupação compreensível com a base de talentos da empresa fornecedora e com os indivíduos que trabalharão em seus projetos.

Abaixo listamos algumas questões essenciais para ajudar sua análise na hora da contratação de um fornecedor:

  • Conhecimento e experiência em TI
  • Experiência em Outsourcing
  • Tecnologias já atendidas
  • Tempo do mercado
  • Base de funcionários – lembre-se: é importante ter formação multidisciplinar e familiaridade com as tecnologias utilizadas em sua empresa
  • Cases de sucesso
  • Recomendações

2. Estabeleça metas

Defina seus objetivos desde o início, ou seja, concentre-se em tarefas concretas, que podem ser executadas e medidas. Expectativas vagas como “melhorar nossos lucros” ou “criar algo novo que nossos clientes irão adorar” geralmente não produzem os resultados esperados.

Lembre-se de que a empresa que você vai contratar precisa de orientação e direcionamento para o sucesso do processo, e ninguém conhece melhor o seu negócio do que sua equipe interna.

3. Comunicação é essencial

A comunicação e o intercâmbio entre a empresa, a equipe e o gestor são de suma importância. Uma comunicação alinhada, transparente e que garanta a visibilidade de todos é a chave do sucesso.

Um bom canal de comunicação garante uma conexão constante com o processo. Atualizações contínuas e uma hierarquia de comunicação bem definida mantêm toda a equipe atualizada com os desenvolvimentos.

4. Prepare os gestores

Os gestores de TI e/ou stakeholders da sua empresa precisam estar preparados para gerenciar os recursos que irão absorver, porque dependendo do modelo contrato, será fundamental que as tarefas estejam todas alinhadas com as equipes envolvidas.

 

Perfis de desenvolvedores para alocação de TI

Perfis de desenvolvedores para alocação de TI

Existe uma grande variedade de perfis de tecnologia e, ao repassar o profissional de desenvolvimento que precisa, é essencial descrever os requisitos básicos, desejáveis, diferenciais para que a fornecedora da alocação posso ofertar o recurso com o maior nível de match para a oportunidade.

Informar o nível de complexidade, as stacks adjuntas, a diversidade de softwares envolvidos bem como o princípio do desenvolvimento e/ou manutenção é imprescindível para uma alocação de sucesso.

Abaixo listamos os perfis de desenvolvedores que estão entre os mais solicitados na alocação de quando uma empresa busca suporte para desenvolver um projeto de software ou preencher uma vaga de TI de forma pontual.

Desenvolvedor Frontend

É um desenvolvedor de software especializado em tecnologias web especificamente aquelas que estão do lado do cliente. Um frontend domina as tecnologias executadas no navegador da web, como HTML, CSS e JS.

Da mesma forma, há profissionais de desenvolvimento que dominam um ou mais frameworks e/ou bibliotecas que lhe permitem criar aplicações web escaláveis. Entre os mais populares, segundo o relatório do StackOverflow em 2020, foram React.js, jQuery, Express, Angular e Vue.js.

Desenvolvedor Backend

É um desenvolvedor de software especializado no desenvolvimento e construção de softwares que rodam no servidor, podendo ou não ser em alguma infraestrutura de nuvem.

Um backend tem conhecimento sobre o funcionamento do sistema operacional e como configurá-lo para o correto funcionamento da aplicação que irá desenvolver. Isso significa que eles dominam uma ou mais linguagens de programação que funcionam em determinados sistemas operacionais como .NET C#, Java, Ruby, Python, entre outros.

Desenvolvedor Mobile

É um desenvolvedor de software com experiência na construção de aplicativos móveis nativos e híbridos para os sistemas operacionais  mais populares da atualidade e estarão disponíveis nas lojas Google, Apple e Huawei.

Um desenvolvedor mobile tem domínio de linguagens nativas como Swift e/ou Kotlin, além delas tem a capacidade de usar frameworks e tecnologias que podem ser altamente produtivas no desenvolvimento de protótipos em um curto espaço de tempo, como Ionic, React Native e Flutter.

UI Designer – User Interface Designer

Ele é um designer especializado em design de interfaces web e mobile com um sólido conhecimento dos padrões e especificações que se aplicam a plataformas necessitam.

O profissional de UI Designer domina várias ferramentas de design digital que se complementam para criar wireframes e maquetes. O último eventualmente será o principal recurso para desenvolvedores de software no processo de construção de visualizações ou layouts.

UX Designer – User Experience Designer

É um profissional especializado em definir interações entre usuários e produtos ou serviços de forma a entregar uma ótima experiência ao usuário final. Um designer UX conhece os aspectos de negócios, pesquisa de mercado, design e tecnologia necessários para questionar e validar designs e interações.

Gerente de Produto

Profissional com experiência na gestão de projetos tecnológicos sob metodologia ágil. Ele também tem a capacidade de liderar uma equipe composta por várias funções como programadores, designers, testadores, entre outros. Um gerente de produto requer um conhecimento sólido de engenharia e gerenciamento de projetos.

Designer de Produto

Profissional especializado na criação e manutenção de produtos digitais. Um Designer de Produto não apenas lidera a equipe de design, mas está envolvido na definição dos objetivos do produto, validação de mercado e identificação do público-alvo.

 

Quais os benefícios de contratar outsourcing de TI

Independentemente de seu objetivo com a terceirização de TI, a prática tem muitos benefícios, porém sem dúvidas, o principal deles é a redução dos custos de desenvolvimento. Confira outros benefícios em optar pelo outsourcing de TI.

Controle de custo

A terceirização converte custos fixos de TI em custos variáveis ​​e permite que você planeje seu orçamento de forma eficaz. Em outras palavras, pague apenas pelo que usar e quando precisar.

Custos de mão de obra reduzidos

Contratar e treinar uma equipe de TI pode ser muito caro e os funcionários temporários nem sempre correspondem às suas expectativas. Sendo assim, o outsourcing de TI permite que você concentre seus recursos humanos onde mais precisa deles.

Seja para um projeto específico ou para a operação contínua de TI, o Outsourcing garante a presença de profissionais altamente qualificados, experientes, certificados e em constante evolução.

Desempenho Analítico

O Outsourcing de TI  é uma excelente forma de desonerar o seu departamento de TI das rotinas operacionais, uma vez que, agora mais do que nunca, a TI precisa de pensar estrategicamente. Isso libera tempo para a equipe interna buscar soluções inovadoras.

Maior Eficiência e Competitividade

As organizações que tentam fazer todos os serviços de TI internamente precisarão de tempo para pesquisa, desenvolvimento e implementação. Com a terceirização, eles podem se concentrar em seus negócios principais e definir objetivos estratégicos para o fornecedor entregar recursos, serviços e ferramentas de alto nível.

Implementação Rápida de Novas Tecnologias

Uma organização terceirizada de serviços de TI terá os recursos para iniciar novos projetos imediatamente. Lidar com o mesmo projeto internamente pode levar semanas ou meses para contratar as pessoas certas, treiná-las e fornece o suporte necessário. Para a maioria das implementações, as empresas de TI de qualidade trarão consigo anos de experiência, economizando tempo e dinheiro.

Redução de risco

Todo investimento empresarial acarreta certo risco. Mercados, concorrência, regulamentações governamentais, condições financeiras e tecnologias mudam muito rapidamente.

A empresa fornecedora de Outsourcing de TI assume e gerencia grande parte deste risco, com conhecimentos específicos do setor, principalmente nas questões de segurança e compliance.

Conformidade e Segurança com outsourcing de TI

Ao terceirizar para uma empresa qualificada, você pode ter certeza de que seu negócio minimiza os riscos associados à manutenção de dados: desde informações de registro de clientes até números de cartão de crédito, informações confidenciais e muito mais.

Experiência Garantida

Por ser uma empresa de outsourcing especializada na área de desenvolvimento de software e tecnologia, a trajetória da empresa e a carteira de clientes que administra é garantia da qualidade dos desenvolvedores com os quais trabalha.

Nesse sentido, um dos motivos pelos quais as empresas de software decidem terceirizar o desenvolvimento de seus projetos é ter acesso a conhecimentos e experiências que sua equipe atual não pode oferecer.

Além disso, algumas empresas têm acesso a talentos descentralizados, ou seja, você pode contar com talentos de diversas partes do país em seu projeto, sem barreiras físicas, de tempo ou de idioma. Portanto, o uso de conhecimento externo e acesso aos melhores recursos de tecnologia guiará seu projeto para o sucesso.

Como a Lyncas pode ajudar o seu departamento de TI?

São mais de 20 anos de experiência com projetos de TI, nos mais diferentes setores trouxeram vivência e maturidade na condução do time. Hoje a Lyncas conta com mais de 100 profissionais no time atuando em mais de 15 tecnologias, entre as mais populares de backend estão Java, .NET C#, Node e Ruby, as linguagens de frontend destaca-se React, Angular e VueJS.

Em nosso portfólio há mais de 35 mil horas de trabalho entregues e cerca de 30 clientes ativos. Nascemos com a filosofia “remote first”, antes mesmo da pandemia da COVID-19, com isso gerenciamos o time utilizando as práticas das metodologias ágeis, com entregas rápidas e incrementais, fazemos reuniões de alinhamento de forma periódica com o cliente para garantir a qualidade e o resultado esperado.

Apresente seu projeto e conte com a equipe da Lyncas para tirá-lo do papel.

Marketing

Sempre antenados nas novidades e conteúdos que agreguem valor à sua vida!