skip to Main Content

App une educação e tecnologia para impactar a vida de crianças

App une educação e tecnologia para impactar a vida de crianças

Segundo a pesquisa TIC Educação 2022, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, o acesso à Internet está presente em 94% das escolas brasileiras que oferecem Ensino Fundamental e Médio.

Já de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2023, também realizada pelo Cetic.br, 84% das residências no país – em números absolutos, o equivalente a 64 milhões – estão conectadas à rede.

Com a conexão, vem a oportunidade de implementar novas ferramentas, metodologias, conceitos, que visam contribuir no desenvolvimento dos estudantes e da educação como um todo.

Neste projeto, o nosso cliente, uma instituição sem fins lucrativos, buscou unir tecnologia e educação com o objetivo de ampliar ainda mais o seu propósito, que é ajudar no desenvolvimento de crianças em relação à língua portuguesa.

O desafio

A instituição, que já contava com um portal web, buscava acelerar o desenvolvimento dos canais de atendimento às crianças que participam do projeto, integrando as atividades à rotina dos alunos.

O desafio, então, viria se tornar a criação de uma aplicação capaz de conectar toda a base de conhecimento, metodologia e processos de avaliação, simples e de fácil uso, levando em consideração que o público-alvo da solução são crianças.

De um lado, o instituto, trouxe toda a bagagem em relação ao tema central e educação como um todo. Por outro lado, a Lyncas, trouxe todo o know-how em tecnologia. Uma união que se tornou fundamental para o sucesso do projeto.

A solução

A partir do desafio mapeado, a iniciativa definida foi a criação de um aplicativo mobile, Android nativo. Para isso, a Lyncas disponibilizou uma squad, baseada no modelo de squad as a service, de escopo aberto.

O Instituto poderia usufruir,  ao longo do faseamento do projeto, diversos profissionais entraram e saíram das sprints, contribuindo para a evolução das demandas, como desenvolvedores Node, Kotlin, designers, POs, QAs e tantos outros.

O modelo de escopo aberto utilizado foi essencial para a evolução das entregas de forma ágil, pois em razão do ambiente dinâmico, mudanças puderam ser recebidas e adaptadas de forma mais simples.

E assim, a cada etapa do processo, como definição do layout e prototipação das telas a partir do conceito de experiência e usabilidade, desenvolvimento back-end, front-end, receberam profissionais especializados e a partir das necessidades identificadas.

Já em um segundo momento, o projeto seguiu para a criação de uma versão voltada para escolas, por meio de uma solução on-premise, onde os professores também podem executar as atividades. 

Desta forma – mesmo sem conexão, o que não exige infraestrutura de internet para acesso à nuvem – os professores podem contar com incrementos para aulas, justamente nos pontos onde as crianças apresentaram dificuldades.

Os resultados

Como resultado, internamente, foi perceptível o aumento da produtividade e eficiência na evolução das demandas, além do fator adaptabilidade a cada obstáculo identificado. Já no cenário externo, destacam-se outros benefícios:

  • Maximização do impacto social do instituto
  • Aceleração da transformação digital
  • Imersão digital para as crianças
  • Imersão digital para as escolas
  • Materiais de apoio para professores
  • Evolução no desenvolvimento das atividades

Quer transformar os resultados na área de TI da sua empresa também?

Entre em contato com o nosso time de novos negócios, compartilhe um pouco sobre o seu projeto e desafios, e agende uma apresentação, sem compromisso, para conhecer os benefícios das nossas soluções.