skip to Main Content

Gestão de projetos de TI: 5 dicas para buscar mais eficiência

Gestão de projetos de TI: 5 dicas para buscar mais eficiência

Atualmente, a TI pode ser considerada fundamental para qualquer empresa de grande porte. A gestão de projetos de TI de forma eficiente, então, pode também ser considerada uma tarefa crucial na busca pelo sucesso dos objetivos do setor e do negócio como um todo. 

No artigo de hoje, trouxemos uma abordagem sobre o papel do gestor nos projetos, os principais obstáculos, 5 dicas que podem ajudar você e a sua empresa na busca por uma maior eficiência nos projetos de TI, e como a terceirização pode se tornar uma alternativa a ser avaliada. 

Na verdade, + 5 dicas para gestão de projetos de TI, porque publicamos recentemente em nosso blog o artigo gestão de projetos de TI: 5 dicas para entregas eficientes, onde Andreia Justo, Diretora de Transformação Organizacional na Lyncas, trouxe também tópicos importantes.

Qual o papel da liderança na gestão de projetos de TI, em busca de maior eficiência?

A liderança de TI tem papel essencial na busca por maior eficiência nos projetos de TI. Através de suas habilidades de liderança, planejamento e organização, é possível manter o foco na eficiência, direcionando a equipe rumo ao sucesso em cada etapa do projeto.

Desde as fases iniciais, de análise e entendimento do que estará sendo desenvolvido, estruturação do projeto, passando por toda a jornada de acompanhamento das equipes de trabalho e a fluidez dessas tarefas, até possíveis ações de testes e implementação.

Assim como também, na gestão da equipe enquanto pessoas, atuando lado a lado dos colaboradores, seja no papel de incentivador, contribuindo na identificação, tratamento e resolução dos principais obstáculos que aparecerão no caminho até o fim do projeto.

Os principais obstáculos no dia a dia do gestor

E por falar em obstáculos, eles podem ser muitos. Seja atuando de forma estratégica na gestão dos processos, tarefas, prazos, ferramentas, recursos, assim como na gestão de pessoas, na comunicação com todos os stakeholders e envolvidos, muitos desafios podem surgir ao longo do caminho. 

Veja alguns exemplos:

  • Prazos não alcançados
  • Mudanças nos requisitos e no escopo do projeto
  • Riscos e problemas não mapeados previamente
  • Dificuldades no uso de novas ferramentas e tecnologias
  • Falta de recursos
  • Falhas de comunicação entre colaboradores e equipes

Como lidar com tudo isso? Existem muitas respostas possíveis para essa pergunta, que podem ser buscadas a partir de uma avaliação individual de cada projeto, contexto e cenário. Porém, listamos 5 dicas que podem ajudar as lideranças nos desafios da gestão de projetos de TI.

Gestão de projetos de TI: 5 dicas para buscar mais eficiência

5 dicas para buscar mais eficiência

De acordo com o estudo Pulse 2020, do PMI (Project Management Institute), líderes executivos consideram como fatores mais importantes para o sucesso no futuro agilidade organizacional (35%), escolha das tecnologias certas para investir (32%) e garantia de competências relevantes (31%).

Quais fatores você acredita que são essenciais para o sucesso de um projeto de TI?

Baseado nesses fatores, então, listamos 5 dicas para buscar mais eficiência na gestão de projetos de TI:

#1 Mapear as expectativas e os objetivos, e dividi-los em fases

Uma boa opção para ser avaliada, em caso de grandes projetos, é a quebra em fases, dividindo o mesmo em etapas, buscando a possibilidade de usufruir dos benefícios do resultado do projeto de forma escalonada. 

#2 Trabalhar com prioridades

É importante descrever os prazos e buscar por eles, porém, muitas vezes, inúmeros fatores podem influenciar na performance do projeto. Por isso, é essencial entender as prioridades de cada etapa.

#3 Monitorar indicadores e ter planos de ações

Por falar em performance, é fundamental o uso de uma estratégia analítica, ou seja, o uso de indicadores que forneçam aos gestores a capacidade de compreender o cenário, e assim, poder criar planos de ações.

#4 Avaliar recursos de forma prévia

Como parte do plano inicial, uma alternativa que pode se tornar uma boa opção a ser avaliada é a busca por recursos e/ou ferramentas que tenham como objetivo auxiliar liderança e equipe na gestão dos projetos de TI

#5 Avaliar a maturidade em projetos de TI

Algum tempo atrás, o co-fundador da Lyncas Maykon Meier contribuiu em nosso blog um artigo sobre como avaliar a maturidade de projetos de TI. Como Maykon evidencia em seu artigo, os benefícios para os gestores que investem nesse processo, podem ser diversos.

A terceirização dos projetos é uma alternativa

Outra dica, e poderia ser a dica #6 do artigo de hoje, é a avaliação da terceirização dos projetos de TI como alternativa a um modelo de desenvolvimento interno, buscando analisar o investimento necessário, prazos, em comparação a um projeto tradicional a partir da equipe de TI.

Na Lyncas, por exemplo, as squads ágeis possuem como foco a atuação em projetos personalizados, gerando muitos benefícios, entre eles, a possibilidade de manter a equipe de TI focada nas demandas internas, enquanto a squad foca na gestão dos projetos de TI

Se você gostou do assunto, continue a leitura:

➡️ Squads de Desenvolvimento Ágil: entende o que são e os benefícios

Agora, se você gostaria de um atendimento individualizado, sem compromisso, agende uma conversa com o nosso time de novos negócios. Nossos especialistas poderão entender, junto com você,  o cenário da sua empresa, os desafios, e avaliar se e como uma solução Lyncas poderá contribuir.

Analista de Marketing na Lyncas. MBA em Marketing Digital e Gestão Estratégica de Marketing, Planejamento e Inteligência Competitiva.