9 motivos para contratar uma software house

9 motivos para contratar uma software house - Lyncas

Se você está lendo esse artigo, já sabe que a software house é uma abordagem de desenvolvimento de software que visa aumentar a eficiência e a qualidade do processo de desenvolvimento por meio de práticas e metodologias padronizadas. E o que está querendo é saber se essa é mesmo a melhor opção para sua empresa.

Vamos chegar lá! Mas, antes de falar sobre os motivos de contratar uma software house, é interessante você saber que as etapas do processo de desenvolvimento são cuidadosamente planejadas e organizadas, com o objetivo de maximizar a produtividade e minimizar os erros.

Isso é alcançado através da definição de processos, padrões e ferramentas comuns que são seguidos em todos os projetos. Veja a seguir!

 

Processos de desenvolvimento de uma software house

A entrega ágil e com qualidade de uma software house envolve a adoção de práticas e aspectos-chave que contribuem para uma entrega:

  • Padronização: processos e métodos de desenvolvimento são padronizados para garantir a consistência e a qualidade do software produzido;
  • Automação: tarefas repetitivas e rotineiras, como testes, compilação e implantação, são automatizados para aumentar a eficiência e reduzir erros humanos;
  • Reutilização: são usados componentes de software e módulos pré-existentes para acelerar o desenvolvimento e reduzir o esforço necessário para criar novos sistemas, mas garantindo a customização do seu produto;
  • Monitoramento e métricas: a utilização de indicadores se faz importante para monitorar a produtividade, qualidade e desempenho da equipe e do processo de desenvolvimento;
  • Gestão de projetos: a utilização de metodologias ágeis ou outras abordagens de gerenciamento de projetos visa para garantir a entrega pontual e o alinhamento com as necessidades do cliente;
  • Feedback e melhoria Contínua: a software house tem um processo de feedback contínuo, tanto interno quanto dos clientes, para identificar áreas de melhoria e oportunidades de aprimoramento. A partir desse feedback, ajustes podem ser feitos no processo de entrega e nas práticas de desenvolvimento;
  • Gerenciamento de riscos e problemas: uma abordagem proativa para o gerenciamento de riscos e problemas é essencial para evitar atrasos e problemas de qualidade. A software house identifica, avalia e mitiga os riscos em todas as etapas do projeto, garantindo que os problemas sejam tratados de forma oportuna e eficaz.

A combinação adequada de metodologias, práticas e abordagens dependerá das necessidades e contextos específicos de cada projeto e organização. Com isso, o objetivo final é melhorar a eficiência, a qualidade e a velocidade de entrega do software, permitindo que as organizações desenvolvam soluções de maneira mais rápida e eficaz.

Dito isso, vamos à razão que te trouxe até aqui!

>> Veja também: O que é e o que oferece uma fábrica de software

 

9 motivos para contratar uma software house

A vasta experiência em projetos torna a software house um agente de inovação para seus clientes, pois mais do que a execução de projetos, a equipe da empresa desenvolvedora de software ajuda sua organização a ganhar maturidade em TI! 

Confira os motivos que fazem dessa escolha, a melhor para sua empresa. 

1. Bom custo benefício

Uma das grandes vantagens da contratação da software house é o custo que sua empresa terá ao final.

Se você for comparar o investimento que teria para montar uma equipe do zero ou mesmo contratar mais profissionais qualificados para integrar a equipe, contratar uma software house diminui consideravelmente esse custo. Sem falar no tempo de contratação e escolha desses profissionais. Afinal, uma software house já dispõe de mão de obra extremamente qualificada para desenvolver seus projetos.

A possibilidade de ter orçamento determinado para o desenvolvimento do projeto também é outro ponto positivo. Como as propostas são orçadas previamente, é possível definir o orçamento destinado ao projeto e as condições de alocação de recurso ficam claras ao longo do trabalho.

Em um cenário de alta competitividade, diminuir os gastos é uma ótima opção para se manter forte no mercado. A terceirização do trabalho de programação ajuda a reduzir custos e pagar apenas pelo que você precisa naquele momento.

>> Leia também: Squad Gerenciada: entenda o que é e as vantagens para sua empresa

 

2. Possibilidade de manter detalhes personalizados

Sem dúvidas, a customização é um dos pontos fortes na contratação de uma software house.

Cada empresa tem seu modo de funcionamento e de trabalho, consequentemente, tem suas necessidades específicas. Para ter um software que cubra todas as particularidades, na maior parte das vezes, é preciso personalizá-lo, pois os modelos prontos, encontrados no mercado oferecem soluções que atendem às necessidades comuns às empresas.

A software house, trabalha com os seus clientes para criar um sistema que seja totalmente alinhado às suas demandas ou às demandas do seu usuário.  

Recursos, métodos de uso, design, controle de segurança digital, são alguns exemplos dos detalhes que podem ser trabalhados para atender à demanda de cada companhia, de forma personalizada. 

Isso quer dizer que, ao contratar uma empresa desenvolvedora de software, seus problemas e ideias serão todos considerados na hora da criação do produto.

>> Veja também: A importância de ter um aplicativo para sua marca

  

3. Acesso a um time de especialistas

Uma software house é composta por equipes extremamente especializadas e com experiência na área, proporcionando uma melhor experiência durante todo o tempo de parceria com a sua empresa.

Elas são compostas por especialistas de diferentes áreas, como desenvolvedores, UX e UI designers e gestor de projeto (PMO), por exemplo, cada um desempenhando um papel único e importante para construir o produto para sua marca. 

Sendo assim, o time é formado por profissionais que possuem conhecimentos técnicos atualizados em diversas stacks de tecnologia, incluindo linguagens de programação, estruturas, bibliotecas, soluções de servidor, gerenciamento e ferramentas de design de user experience (UX). Essa diversidade de conhecimento da equipe pode oferecer soluções personalizadas para atender às necessidades específicas do seu projeto.

Então, ao investir na contratação de uma software house com boa experiência de mercado, você terá em mãos a melhor solução para seu negócio.

>> Veja também: Squads de Desenvolvimento Ágil, o que são?

 

4. Foco no core business

Qual o negócio principal, a atividade-foco da sua empresa? Venda de equipamentos para hospitais, telecomunicação, empresa de sistema de segurança?

Seja qual for, ao contratar uma software house, um time de profissionais de TI é alocado em seu projeto e você pode concentrar sua atenção e energia em seu core business, mantendo foco no que é mais importante para o crescimento da sua organização.

Dessa forma, sua equipe interna mantém os esforços voltados para as rotinas diárias e relacionadas à atividade foco da sua empresa, enquanto o desenvolvimento de software fica nas mãos de especialistas.

Como consequência, sua empresa sofre o mínimo de impacto nas rotinas estratégicas, mantendo a produtividade tanto da sua equipe interna quanto dos desenvolvedores da software house.

 

5. Acesso à tecnologia e recursos avançados

Uma software house está sempre atualizada com as últimas tendências e tecnologias do setor. Por isso, ela pode oferecer acesso a ferramentas, frameworks, recursos e metodologias avançadas de desenvolvimento de software, resultando em soluções mais inovadoras e competitivas.

O maior uso de técnicas modernas de criação de sistemas resulta na criação de soluções alinhadas com as principais tendências do mercado. Para o usuário final, isso será traduzido em um software funcional, inovador e eficiente, fidelizando o usuário da ferramenta, já que será mais fácil a adaptação e o aproveitamento dos recursos e funcionalidades.

 

6. Métodos de design e comunicação eficientes

A implementação de um projeto de TI não se limita à programação. Preparar especificações, analisar soluções, testar, coletar feedback e implementar também são etapas importantes em um desenvolvimento de software. 

E para que todos os processos sejam bem executados, a comunicação nos projetos é fundamental para a qualidade da entrega final.

Um diferencial interessante da atuação de uma empresa de software house é a aplicação de Metodologias Ágeis e Scrum, que promovem a comunicação constante entre os integrantes da equipe de desenvolvimento e o cliente, melhorando a eficiência do fluxo de trabalho.

Portanto, a expertise da software house, somada a aplicação do conceito ágil, faz toda a diferença na qualidade das soluções tecnológicas.

>> Leia também: Conheça os 6 principais Modelos de Metodologias Ágeis

 

7. Escalabilidade e flexibilidade

Se sua empresa precisa desenvolver um projeto complexo ou possui uma demanda maior de desenvolvimento de software, uma software house é a solução ideal.

Ela tem capacidade de escalonar recursos de acordo com as necessidades do projeto. Ela pode alocar equipes adicionais ou redimensionar a equipe de desenvolvimento para atender a demandas específicas, oferecendo flexibilidade em relação ao tamanho e prazo do projeto. Isso sem que a empresa precise se preocupar em contratar e treinar novos funcionários.

Além disso, em uma software house você pode escolher um modelo flexível de acordo com os requisitos do projeto.

 

8. Qualidade e garantia

Uma software house geralmente tem processos rigorosos de controle de qualidade e garantia.

Ela realiza testes abrangentes, mensuração, documentação e avaliação para que o cliente receba um produto final que de fato funcione e contribua para a transformação digital da sua empresa. Além de utilizar as melhores práticas de desenvolvimento para garantir a entrega de um software de alta qualidade, com menor incidência de erros e problemas técnicos.

Isso é possível porque a empresa desenvolvedora de software é composta por profissionais qualificados e experientes para criar soluções. Assim, a qualidade das entregas é garantida por controles de qualidade de gestão e de processos claros, avaliados junto com o cliente.

 

9. Suporte qualificado

Uma software house tem profissionais responsáveis por dar apoio a sua empresa durante todo o processo de criação. É essa metodologia que ajuda a diminuir atritos que possam ser provocados pela implementação da ferramenta.

Mas isso você já sabia, pois comentamos ao longo do texto. Só que ter o software pronto não é sinônimo de que o trabalho terminou. O suporte pós-implementação é parte de qualquer contrato de desenvolvimento de software.

Por isso, a software house também realiza o monitoramento, garantindo a observabilidade do sistema entregue e verificando se alguma coisa está errada com a aplicação.

>> Veja também:  Conheça o diferencial da Fábrica de Software da Lyncas 

 

E aí, pronto para começar?

Como vimos, uma software house é uma empresa que desenvolve soluções digitais personalizadas, de forma mais otimizada e eficiente.

Agora, é hora de tomar sua decisão e seguir com a realização do seu projeto com um time de especialistas que faça a solução certa para você!

A Lyncas oferece o serviço de software house com experiência de mercado e um time técnico altamente qualificado para atender sua demanda.

>> Veja também: Por que escolher a Lyncas como parceira estratégica em tecnologia?

Nossos diferenciais:

  • Mais de 20 anos de experiência em projetos de TI;
  • Trabalhamos com entrega rápida e incremental;
  • Uso de metodologias ágeis;
  • Sensibilidade com o negócio dos nossos clientes;
  • Processo seletivo criterioso;
  • Credibilidade no mercado.

Entre em contato com nosso time de especialistas e veja como podemos ajudar o seu negócio a prosperar por meio da tecnologia! 

 

Taissa Renda

Taissa Renda

Especialista em conteúdo, Inbound Marketing e Planejamento Estratégico de Marketing Digital. Apaixonada por viagens (e por colecionar memórias pelo mundo), passeios gastronômicos, filmes e séries. Acredita na geração de ideias como um dos principais instrumentos de transformação.

Artigos relacionados

SAFe: melhoria contínua com agilidade

SAFe: melhoria contínua com agilidade

O Scaled Agile Framework (SAFe), em português, Estrutura Ágil Dimensionada,..

Continuar lendo

Cadastre-se na newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre transformação digital, IA, tendências tecnológicas e muito mais, diretamente no seu e-mail.

    Política de Privacidade

    Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades.