skip to Main Content

7 desafios da TI que impedem o crescimento da sua empresa

7 desafios da TI que impedem o crescimento da sua empresa

Revolução Digital, Transformação Digital e Indústria 4.0 são algumas palavras utilizadas frequentemente para falar sobre inovação. Apesar de enfrentar diversos desafios da TI (tecnologia da informação), a área tem sido protagonista no assunto inovação.

Embora esses termos já sejam conhecidos, a revolução digital ainda está apenas nos estágios iniciais. Os avanços recentes e contínuos da TI tornaram-se agentes do processo de desenvolvimento socioeconômico no qual estamos imersos.

Algumas empresas já aproveitam as grandes oportunidades que o crescimento da indústria de tecnologia da informação oferece, muitas outras ainda não começaram a participar efetivamente. Nesse sentido, existem muitos desafios da TI enfrentados por empresas em relação ao gerenciamento de tecnologia da informação.

A seguir, listamos algumas informações importantes para driblar os desafios da TI e promover o aumento da produtividade. Confira!

Quais são os principais desafios da TI?

A TI tem se tornado um verdadeiro aliado estratégico para empresas serem mais competitivas e ganharem mais mercado. Isso porque através dela é possível transformar toda uma organização através da inovação e soluções digitais, além de tornar os negócios mais conectados.

No marketing, por exemplo, através de feedback de atendimento do cliente, pode-se criar vendas multicanais e/ou facilitar as formas de pagamentos. É possível auxiliar o time de suporte, possibilitando o monitoramento do mercado e reclamações de clientes, assim como otimizar a obtenção de documentos, faturas, etc. Na operação, a tecnologia contribui para otimizar processos repetitivos através do uso de robôs ou que utilizem as tecnologias de qualquer lugar, até mesmo naqueles onde há dificuldade de conexão com a internet, mas as informações são essenciais para o negócio.   

Veja a seguir os principais desafios da TI e pontos que sua empresa deve se atentar para se destacar no mercado, conquistar ainda mais clientes e aumentar a vantagem competitiva.

 

1. Alinhamento aos objetivos estratégicos

“Se dois pregos estiverem ligeiramente desalinhados um bom martelo os entortará para o lado.” 

Mike Lee – Co-fundador do MyFitnessPal

 

Como assegurar que as empresas continuem funcionando em meio a interrupções, mudanças políticas, incertezas na cadeia de suprimentos, mudanças no mercado, eventos climáticos destrutivos e crises de saúde pública?

As organizações estão priorizando garantir que as operações possam continuar diante desses obstáculos. E, os eventos dos últimos anos colocaram em foco os novos desafios de TI.

A TI, além de garantir o pleno funcionamento das aplicações e acessos à infraestrutura para trabalhar remotamente, é responsável por gerar novos negócios através de soluções digitais.

Contudo, quando não existe esta sinergia, podem ocorrer impactos consideráveis nas receitas, com o cancelamento de iniciativas e projetos que poderiam gerar serviços funcionais e novos negócios.

Cabe ao departamento auxiliar na criação de estruturas que possam simplificar e otimizar os processos e tarefas internas e os serviços oferecidos ao cliente. Bem como otimizar a comunicação entre suas equipes, acelerando as interações.

Na prática, uma TI caminhando para o alcance dos objetivos estratégicos é útil para elevar o desempenho da empresa.

>> Leia também: Sua TI precisa ser mais estratégica 

2. Acompanhamento de tendências

Acompanhar as tendências previstas pelo Instituto Gartner para os próximos anos é um papel que todo líder de TI deveria exercitar. Ao olhar para a lista, gestores poderão ter insights e podem perceber como as tecnologias em ascensão poderão impactar o seu negócio, aumentar receita, lidar com desafios da TI e até mesmo proteger a sua marca. 

Um TI estratégico, além de garantir a performance das aplicações atuais, busca encontrar as soluções mais adequadas ao seu negócio para trazer benefícios e vantagens competitivas.

Isso inclui, não somente pensar sobre em aderir a tecnologias como Machine Learning, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Mineração de Dados (Data Mining), Big Data, Cloud Computing, entre outras, bem como também pensar e repensar a evolução dos métodos de trabalho.

3. Migração para a nuvem

Segundo estudos do Gartner, mais de 75% das organizações que usam serviços de nuvem indicam que têm uma estratégia de nuvem em primeiro lugar. Para 2023, estima-se que pelo menos 40% das cargas de trabalho corporativas deverão ser implantadas em serviços de infraestrutura e plataforma em nuvem.

A tendência não para por aqui. Um outro estudo do renomado instituto afirma que a computação em nuvem não será apenas uma abordagem tecnológica para o fornecimento de aplicativos, mas também servirá como o principal impulsionador da inovação empresarial. 

A tecnologia em nuvem, ou computação na nuvem, fornece serviços como armazenamento de dados, segurança, rede, aplicativos de software e business intelligence via Internet, sem o gerenciamento ativo direto. Ela está na frente das inovações recentes e emergentes como inteligência artificial, computação de borda (edge computing), internet das coisas (IOT) e muitas outras tecnologias que fazem com que as empresas digitais sejam competitivas e gerem uma nova experiência para o usuário. E não pode mais ser um desafios da TI!

O gestor de TI que visa estar imerso nessas grandes tendências de mercado, como um primeiro passo, pode optar por iniciar a migração para a nuvem. Esse recurso gera inúmeras vantagens aos negócios, independentemente do setor de atuação, como:

  • Redução de despesas: A tecnologia na nuvem dispensa a necessidade de implementação de hardwares, de aquisição de licenças ou de configuração dos serviços;
  • Segurança no armazenamento de dados: A tecnologia na nuvem é uma forma segura de evitar a perda de dados. Afinal, quando os seus dados estão alocados na nuvem, eles podem ser acessados por quaisquer dispositivos, independentemente do que aconteça com os equipamentos da sua empresa.
  • Acesso a qualquer hora e em qualquer lugar: É possível acessar os arquivos e informações por meio de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet. Isso faz com que o trabalho remoto seja facilitado, assim como o acesso em uma viagem de trabalho, por exemplo.

Entendendo bem todas as vantagens da migração, você consegue ser mais assertivo para enfrentar o desafio de adotar essa estratégia, buscando maior oportunidade de crescer o negócio. 

4. Falta de mão de obra Escassez de mão de obra de TI

Este, sem dúvidas, é um dos maiores desafios da TI!

De fato, em uma pesquisa do Gartner, realizada entre novembro e dezembro de 2022, 73% dos CIOs relataram estar preocupados com a falta de talentos na área de TI. Em meio a esse desafio, as estratégias para atrair e reter talentos qualificados, muitas vezes, passam por um replanejamento de recursos humanos, com a revisão dos benefícios, flexibilização de horário e local de trabalho, elaboração de programas de indicações e muito mais. 

O olhar atento do gestor de TI para sua equipe também será para a quantidade de demandas que os membros conseguem assimilar, executar e entregar. Se os prazos parecem insuficientes para cumprir as entregas das sprints, pode ser que seja necessário ampliar o time. 

Nesse conjunto de mudanças que a TI vive, somando a aceleração dos negócios e a sobrecarga dos times, muitas empresas globais têm utilizado da prestação de serviços por empresas de consultoria de TI e sendo suportadas por desenvolvedores, analistas de testes, devops e gerentes de projetos para conseguirem cumprir o roadmap de entregas de cada trimestre.

Contar com a alocação de profissionais de TI especializados, por meio de uma consultoria, faz com que o gestor consiga dar mais velocidade e gerar valor para seu negócio de acordo com a demanda, sem necessariamente elevar os custos previstos no orçamento anual de sua área.

Assim, você tem a tranquilidade e segurança de que terá uma prestação de serviços contínua e de qualidade.

>> Veja também: Outsourcing de TI: vantagem competitiva 

5. Promover melhorias e inovação nos atendimentos

Dan Steinman, autor de Customer Success – como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso do cliente -, afirma que “promover o sucesso dos clientes exige interação constante com clientes e adaptação contínua dos produtos e serviços para atender às necessidades dos clientes.

Em seu livro explora os diversos tipos de clientes e os níveis de contato que cada um exige. Quanto mais personalizado seu negócio for, maior interação com o cliente será necessário, o que pode se tornar um desafio. Contudo, você pode utilizar a tecnologia ao seu favor!

Automação de força de vendas, análise de dados e claro, os chatbots podem ser aliados perfeitos para empresas que possuem alta demanda de chamados e necessitam reduzir o tempo da fila de atendimento, sem fazer novas contratações.

Essa tecnologia pode ser customizada para o atendimento do cliente e uma solução para esse desafios da TI. De acordo com os chamados mais reincidentes, por exemplo, estarão preparados para oferecer respostas para determinados questionamentos dos clientes, automatizando e qualificando a forma como sua empresa realiza seus atendimentos. E mais ainda, ao otimizar o tempo do seu cliente em obter atendimento para a necessidade dele, gerará a satisfação dele.

Você pode utilizar a integração de múltiplos canais para realizar o atendimento do cliente, como por exemplo e-mails, SMS e, até mesmo, ligações. Um hospital pode utilizar uma integração do WhatsApp para receber avaliação do cliente referente ao atendimento dele em todos os setores, desde a enfermaria até o médico. Os dados coletados, podem ir para um banco de dados, que depois de transformados, poderão dar insights importantes para decisões futuras.

 

6. Se dedicar à segurança da informação

Identity Access Management (IAM), traduzido livremente para o português para Gestão de Identidades e Acessos, é a principal forma que os ataques cibernéticos estão acontecendo, segundo o relatório 2022 do Gartner.

A resposta à pandemia, para manter os negócios funcionando e gerando valor para o mercado, foi a aceleração do trabalho híbrido e a digitalização dos processos de negócios na nuvem, ambos apresentando novos desafios de TI e segurança dentro das empresas.

Em 2022, houveram vários ataques de ransomware de grandes jogos, vários ataques à cadeia de suprimentos digital, vulnerabilidades profundamente incorporadas e ataques crescentes a sistemas de identidade.

O Instituto reconhece que esses desafios de segurança da informação estão acumulados e são agravados pela falta de pessoas qualificadas em cibersegurança nas corporações.

Abaixo listamos as três recomendações do Gartner sobre segurança da informação que você, como gestor de TI, pode começar a considerar para sua empresa e minimizar esse desafios da TI:

  1. Descentralizar a tomada de decisões e capacitar líderes de negócios, líderes de segurança cibernética e funcionários para tomar decisões de risco informadas.
  2. Priorizar ferramentas capazes de interoperar e fornecer implementações mais completas
  3. Antecipar a expansão contínua contra ataques corporativos e aumentar o investimento em processos e ferramentas para detecção e correção de ameaças de identidade e integridade da cadeia de suprimentos digital.

7. Decisões orientadas por dados

Cada vez mais será cobrado das equipes de TI e de Marketing o controle, a análise e o entendimento de como seus usuários estão interagindo com as soluções oferecidas.

Acompanhar a rotina dos seus clientes e monitorar métricas importantes para os objetivos da empresa é fundamental para fazer ajustes de rota de melhorias nas estratégias.

Por meio do acompanhamento dos clientes e de como eles estão utilizando a aplicação , é possível colher métricas precisas sobre sistemas complexos e avaliar sua usabilidade e desempenho, realizando melhoramentos conforme necessário.

A análise dos dados coletados será essencial para garantir a performance das aplicações e também para tomar decisões assertivas a fim de alcançar as estratégias da organização. O controle dos dados e das informações é o primeiro passo para ter uma gestão menos pautada nos achismos e com mais possibilidades de oferecer soluções satisfatórias aos anseios dos clientes.

>> Veja também: Como a coleta de dados pode ajudar o seu negócio?

O que fazer para superar esses desafios da TI?

Steve Jobs cunhou a frase “inovação é dizer não a mil coisas”, então, qual é o seu desafio? Certamente você se identificou com uma porção deles e pode estar se pensando: – Por onde começar?

Neste conteúdo, você se deparou com os principais desafios da TI, como: questões de alinhamento de objetivos, performance, tendências, migração para nuvem, escassez de mão-de-obra, atendimento ao cliente e cibersegurança. No mundo ideal, atacaremos todos os itens de uma vez só, não é mesmo? A vida real faz com que precisamos ser mais pé no chão.

A lista ficou em nossa ordem, contudo minha recomendação é que você faça uma nova leitura e faça um ranking para análise desses desafios da TI – às vezes quando a gente coloca num papel, tudo torna-se mais claro.

Como foi possível notar, os desafios da TI ainda são variados, contudo, todos, de alguma forma, estão relacionados aos resultados e performance da empresa como um todo.

A TI é a propulsora de novas soluções para o negócio e você, como gestor, está à frente para tomar as decisões necessárias na superação dos desafios da TI e ainda, fazer sua empresa avançar através da revolução digital que estamos vivendo.

Se o crescimento dos negócios é um dos seus objetivos, não deixe ser parado pelos desafios da TI. Conte com a Lyncas para otimizar seus processos e tirar os projetos do papel! Entre em contato e converse com nossos especialistas.

 

Especialista em conteúdo, Inbound Marketing e Planejamento Estratégico de Marketing Digital. Apaixonada por viagens (e por colecionar memórias pelo mundo), passeios gastronômicos, filmes e séries. Acredita na geração de ideias como um dos principais instrumentos de transformação.