Gerenciar uma equipe de TI pode se tornar um grande desafio. Projetos prioritários e prazos cada vez mais curtos, além da alta demanda de tarefas, que cresce todos os dias. Como fazer isso sem manter a equipe de TI sobrecarregada? Este é o tema do artigo de hoje.
O volume de tarefas cresce. Distribuir essas tarefas para a equipe sprint a sprint já se tornou uma decisão árdua. Contratações podem ser feitas, mas há um processo a seguir, e com cuidado, em busca dos melhores profissionais. Enquanto isso, projetos prioritários pedem atenção.
Por outro lado, e fundamental para o desenvolvimento do negócio, está a preocupação com o bem-estar e a performance dos colaboradores. Rotina diária e jornada sustentável, além de um mercado aquecido, turnover a subir, e mudanças na cultura do trabalho.
Algum desses exemplos fez sentido na sua realidade?
Preocupações que, podemos considerar comuns na rotina de gestão de uma liderança no setor de TI. Concorda? Desta forma, buscar por respostas que auxiliem na busca pelo melhor caminho a seguir pode se tornar a chave para o sucesso de um crescimento sustentável.
Neste artigo você vai ver:
Equipe de TI sobrecarregada: como lidar?
Identificar sinais e/ou razões para os obstáculos no setor de TI, de forma rápida e ágil é muito importante no desenvolvimento de uma equipe de alto nível. Afinal, problemas como esses podem surgir a todo momento, e a capacidade de identificar e lidar com eles precisa ser eficiente e eficaz.
Comunicação alinhada de ponta a ponta, processos muito bem definidos, ferramentas de apoio, parceiros estratégicos. Todas essas opções podem auxiliar o gestor na hora de equilibrar a balança, manter a performance acima da média e entregar as tarefas dentro do prazo – e com resultados positivos.
Possíveis problemas com a equipe de TI sobrecarregada
Toda essa atenção à performance tem uma razão muito simples, os possíveis problemas que podem ser enfrentados como consequência de uma equipe de TI sobrecarregada. Problemas que podem ir, muitas vezes, além dos resultados do setor e impactar o negócio como um todo.
Listamos alguns deles:
Performance em baixa
A criticidade no setor de TI, muitas vezes, é alta. Este fator, por si só, gera uma necessidade maior de atenção à performance, ou seja, o nível de entrega que está sendo realizado. Impactos podem gerar atrasos nos projetos, entre outras consequências a partir desta.
Inclusive, em nosso primeiro webinar de 2024, trouxemos este tema: a gestão de performance. Convidamos Andreia Justo, Diretora de Transformação Organizacional da Lyncas, para falar sobre o tema. O webinar foi gravado, e você pode assisti-lo na íntegra em nosso blog.
Gestão de riscos afetada
Por falar em criticidade alta, também é interessante citar a gestão de riscos. Não apenas o risco técnico, com a não atuação do time de TI em demandas prioritárias, mas também em relação a prejuízos, do setor comercial ao financeiro.
Falta de avanço em novos projetos
A inovação dos processos no setor de TI também são importantes para o desenvolvimento do negócio. Um estudo sobre maturidade digital, realizado pela McKinsey & Company, mostrou que empresas líderes digitais também apresentam melhor desempenho financeiro.
O atraso nos novos projetos, em razão da necessidade de atender à demanda atual, não apenas pode desacelerar o crescimento, mas também impactar diretamente nos resultados já conquistados, como a insatisfação dos clientes pelo serviço prestado.
Perda de clientes
Como citamos a possível insatisfação dos clientes, não poderíamos deixar de mencionar também a perda dos mesmos, seja diretamente, seja pela ausência de profissionais de apoio ou por reflexos da gestão de TI impactada, como instabilidades e ausência de recursos.
Perda da visão cultural da empresa
Não apenas externamente, na gestão de clientes, mas também internamente, uma equipe de TI sobrecarregada pode impactar negativamente na visão cultural da empresa, contribuindo para a desmotivação dos colaboradores.
Perda de profissionais
Por sua vez, a desmotivação dos profissionais e a queda na visão cultural da empresa, pode desconectá-los da missão, do propósito, podendo acarretar até em pedidos de desligamento, afetando diretamente o turnover do setor e da empresa.
Assim como é possível mencionar o afastamento dos colaboradores. O bem-estar no trabalho está amplamente associado à jornada de trabalho, e uma equipe de TI sobrecarregada pode gerar impactos na saúde de diversas formas.
Segundo o SindPD (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação), em matéria publicada em agosto do último ano, 2023, diversos indicadores apontam para um avanço da Síndrome de Burnout entre os profissionais do setor de TI.
Soluções em foco
Ao avaliarmos os exemplos acima, podemos perceber que os possíveis impactos de uma equipe de TI sobrecarregada atravessam as fronteiras do setor, exigindo, muitas vezes, análises estratégicas individuais a cada obstáculo, não se resumindo a uma única solução para todos os cenários.
Porém, isso não isenta a possibilidade da criação de um plano de ação, destacando os problemas identificados em razão da equipe de TI sobrecarregada, o mapeamento das ações que podem reduzir os impactos e/ou solucionar os problemas, buscando soluções de maior abrangência.
Uma alternativa para os gestores: a terceirização
Quando falamos em sobrecarga da equipe de TI, uma solução de abrangência significativa é a terceirização dos serviços de sustentação. Na Lyncas, por exemplo, o serviço de monitoramento e sustentação de operação e sistemas, visa garantir a estabilidade e eficiência na gestão corretiva e evolutiva.
Ou seja, com os serviços essenciais sob responsabilidade do time da Lyncas, a sua equipe de TI ganha mais tempo para se dedicar a projetos prioritários e novos projetos, contribuindo para a performance do time e do setor.
Também é possível conquistar resultados positivos em relação à gestão de riscos, com um time totalmente dedicado aos serviços essenciais, através da Lyncas, e a equipe de TI aos projetos prioritários. E ainda, sem se preocupar com gestão dos colaboradores terceirizados.
Benefícios como esses têm feito as empresas, cada vez mais, avaliarem a otimização no modelo de trabalho e nos custos (em comparação aos custos de contratação e treinamento, por exemplo). Hoje, a Lyncas conta com mais de 170 colaboradores e 50 clientes, nos mais variados serviços.
Quer saber um pouco mais sobre a sustentação de sistemas e a possibilidade de terceirização do processo? Acesse nosso artigo sobre a importância da sustentação de sistemas
Agora, se a sua empresa já possui uma cultura de terceirização, conhece o modelo de trabalho e gostaria de conversar com o nosso time de novos negócios, em busca de maior sinergia, basta acessar a nossa página.
Gostou do conteúdo?
Sinta-se à vontade para compartilhar o artigo com o seu time e em suas redes sociais. Além, é claro, de seguir os nossos perfis no Linkedin, Instagram e Youtube. Nós também temos um calendário de webinars mensal nos mais variados temas, voltados aos principais desafios do gestor no setor de TI.