O que é API? Entenda como funciona e como utilizar na sua empresa

O que é API e como funciona _ Blog da Lyncas

Você já marcou uma consulta médica pelo site e recebeu uma confirmação por SMS? Ou tentou fazer login em uma loja virtual e apareceu a opção de acesso rápido utilizando a rede social? Esses são exemplos de ações executadas por meio de API.

Em um atual cenário de maior aposta em transformação digital por parte das empresas, essa opção tecnológica é protagonista quando se fala em redesenhar os processos atuais das empresas em torno de ferramentas integradas que auxiliam a comunicação de múltiplas plataformas.

Entender o que é e o que uma API pode fazer por você é descobrir como verdadeiramente a tecnologia pode contribuir para eficiência do seu trabalho, gerando mais produtividade para sua empresa.

Acompanhe nosso conteúdo para saber como as APIs facilitam a integração entre sistemas e aplicativos, permitindo a troca de informações e o compartilhamento de recursos. E se surpreenda ao descobrir como elas estão presentes no nosso dia a dia, sem que você perceba. 

Veja também exemplos práticos de como as APIs são utilizadas em diversos setores, desde empresas de tecnologia até áreas como saúde, agronegócio, transporte e finanças.

 

O que é API?

API é uma sigla derivada da expressão Application Programming Interface que, em português significa Interface de Programação de Aplicação.

Nesse contexto, Aplicação está relacionada a todo software que possui uma função distinta. A Interface diz respeito ao contrato de serviço entre diferentes aplicações, que define como elas se comunicam utilizando uma série de padrões e protocolos.  

De forma simplificada, é um conjunto de regras e protocolos que permite a interação entre diferentes softwares, ou seja, uma maneira pela qual diferentes aplicativos e sistemas podem se comunicar entre si.

Ela fornece uma interface bem definida e padronizada que permite que os desenvolvedores acessem e utilizem as funcionalidades de um determinado sistema, serviço ou plataforma.

 

Como funciona uma API?

Podemos dizer que uma Interface de Programação de Aplicação atua como “tradutora” e tem como função conectar diferentes sistemas para que aconteça uma troca de dados de forma automatizada. Na prática, elas funcionam como um tipo de porta de comunicação aberta em um sistema, pelo qual outros sistemas podem se conectar. 

Dessa forma, permite que o usuário final de um determinado recurso, que pode ser um aplicativo, software ou até uma planilha, consulte, altere e armazene dados de diversos sistemas, sem que seja necessário acessá-los diretamente.

Para exemplificar e deixar este conceito mais claro, pense no widget de previsão do tempo do seu celular que mostra as atualizações diariamente na sua tela. Isso acontece por meio de uma Interface de Programação de Aplicação que “fala” com o sistema de software do instituto de meteorologia e repassa as informações para o seu aparelho.

Também acontece com um software de marketing que recebe dados de prospects e utiliza uma API para enviar as informações do lead qualificado para o software de CRM. Essa troca de dados acontece de forma automatizada, dispensando o processo manual realizado por um profissional.

Outro exemplo são aplicativos que utilizam os serviços de mapas por meio da Interface de Programação de Aplicação do Google Maps ou, ainda, a integração entre Spotify e Instagram, que permite compartilhar faixas nos Stories.

Conseguiu imaginar tudo que você faz no seu dia a dia que envolve o funcionamento de uma Interface de Programação de Aplicação?

 

Quando utilizar uma API?

As APIs são utilizadas em diferentes cenários e situações. Aqui estão alguns casos em que é recomendado utilizar essa ferramenta:

Integração de sistemas

Quando há a necessidade de integrar sistemas diferentes, seja dentro da mesma empresa ou entre parceiros de negócios, as APIs são uma solução eficiente. Elas permitem que os sistemas se comuniquem e troquem informações de forma padronizada, facilitando a interoperabilidade e evitando a duplicação de esforços. 

Acesso a serviços externos

Quando um aplicativo ou plataforma precisa acessar serviços externos, como redes sociais, serviços de pagamento, serviços de mapeamento, entre outros, as APIs são fundamentais. Elas fornecem uma maneira padronizada de se conectar a esses serviços e utilizar suas funcionalidades em seu próprio aplicativo. 

Desenvolvimento de aplicativos móveis

Para criar aplicativos móveis que se conectam a serviços ou plataformas existentes, as Interfaces de Programação de Aplicação são amplamente utilizadas. Elas permitem que os desenvolvedores acessem recursos e funcionalidades específicas dessas plataformas, oferecendo uma experiência integrada e enriquecedora para os usuários. 

O que é e como funciona uma API

Criação de ecossistemas de aplicativos

Ao desenvolver um ecossistema de aplicativos, em que diferentes aplicativos se complementam e interagem, as APIs são essenciais. Elas permitem que os aplicativos se comuniquem entre si, compartilhem dados e ofereçam uma experiência unificada para os usuários. 

Exposição de funcionalidades

Quando uma empresa deseja expor funcionalidades específicas de seus sistemas ou plataformas para uso externo, as Interfaces de Programação de Aplicação são utilizadas como uma forma de disponibilizar essas funcionalidades de forma controlada e segura para terceiros. 

Criação de plataformas e serviços

Empresas que desejam criar plataformas ou serviços que possam ser utilizados por terceiros podem utilizar APIs para disponibilizar sua funcionalidade de forma programática. Isso permite que desenvolvedores externos criem integrações e extensões para a plataforma, expandindo seu alcance e funcionalidade. 

Expansão de funcionalidades

Ao utilizar Interfaces de Programação de Aplicação, é possível expandir as funcionalidades de um aplicativo ou plataforma, incorporando recursos de terceiros. Por exemplo, um aplicativo de música pode utilizar uma Interface de Programação de Aplicação de streaming para permitir que os usuários acessem e reproduzam músicas de um serviço externo. Isso enriquece a experiência do usuário e agrega valor ao aplicativo. 

Agilidade no desenvolvimento

Ao utilizar APIs, os desenvolvedores podem aproveitar recursos e serviços prontos, acelerando o processo de desenvolvimento. Em vez de construir tudo internamente, eles podem se concentrar em aspectos específicos do aplicativo, economizando tempo e esforço. Por exemplo, uma empresa pode utilizar uma API de processamento de pagamentos em seu aplicativo, em vez de construir sua própria solução de pagamento. 

Melhor experiência do usuário

As APIs permitem que aplicativos e plataformas ofereçam uma experiência mais rica e integrada aos usuários. Ao incorporar serviços de terceiros por meio de Interfaces de Programação de Aplicação, é possível fornecer recursos adicionais, como autenticação social, compartilhamento em redes sociais, geolocalização, processamento de pagamentos e muito mais. 

Inovação e parcerias

As APIs abrem portas para a inovação e a criação de parcerias entre empresas. Ao disponibilizar APIs, uma empresa pode permitir que desenvolvedores externos criem aplicativos complementares, estendendo suas funcionalidades e alcançando novos públicos. Isso estimula a inovação colaborativa e cria oportunidades de negócios.

 

Por que utilizar essa ferramenta para integrar diferentes sistemas? 

Na prática, a função das APIs é simplificar e agilizar a automatização de determinadas ações, uma vez que não exige a criação de códigos personalizados para cada função que um programa for executar.

Consequentemente, isso gera economia de tempo e dinheiro, e pode mudar a rotina da empresa, gerando simplicidade e agilidade ao promover a integração dos sistemas.

O mais interessante é que isso pode trazer benefícios para diversas áreas da empresa. Benefícios esses que não serão experimentados apenas internamente, mas que também vão afetar consumidores à medida em que simplificam a experiência, agregando qualidade. 

Por exemplo, campanhas de marketing podem ter maior alcance com publicações simultâneas em diferentes plataformas e fácil envio de e-mail e mensagem em segundos, independente do dia e horário. 

Uma empresa que precisa bater a meta, pode aumentar o número de clientes ao adotar uma API no atendimento 24 horas ou no pré-venda para ter mais assertividade ao qualificar e converter os leads. Outro exemplo são os sistemas conversacionais que podem utilizar uma Interface de Programação de Aplicação para atualização automatizada dos dados cadastrais dos clientes.

O fato é que as APIs são imperceptíveis para o usuário final, mas elas estão presentes na maioria dos aplicativos que utilizamos no nosso dia a dia.

Então, com certeza você utiliza vários deles e sequer percebe que existe uma interface de programação por trás das funcionalidades.

Quais as vantagens de usar API

Vantagens de usar APIs

Além de possibilitar a simples conexão de diferentes aplicações, facilitando a vida dos usuários, as APIs trazem mais agilidade e praticidade para uma série de processos. Também agregam valor de negócios porque simplificam e ampliam como você conecta seus processos e como você se conecta aos parceiros e clientes. Isso porque podem facilitar a navegabilidade entre o acesso e o envio das informações, que fluem de maneira rápida, eficaz e concisa. 

Confira algumas das principais vantagens de integrar sistemas por APIs: 

  • Economizar custos;
  • Melhorar a conectividade e colaboração;
  • Promover a rápida transformação digital;
  • Incentivar a inovação;
  • Acelerar a criação de novos negócios e receitas;
  • Conectar rapidamente soluções complexas de gestão;
  • Promover a troca de informações e dados de forma constante;
  • Promover uma cultura orientada por dados;
  • Atualizar ou modificar as regras de negócio;
  • Eliminar tarefas repetitivas e reduzir trabalhos manuais;
  • Automatizar a integração de dados com a rede de parceiros;
  • Otimizar a governança de dados;
  • Atender às novas regulamentações de compartilhamento de dados, como a LGPD.

  

É seguro utilizar API?

A segurança dos dados é outro importante benefício das APIs, pois elas permitem bloquear acessos e permissões a informações de softwares e hardwares.

Ao configurar uma Interface de Programação de Aplicação para integrar os sistemas, é possível configurar as opções de acesso. Sendo assim, você determina como será a troca de informação e quem terá permissão para acessar, liberando acesso aos seus recursos sem abdicar da segurança e do controle.

Portanto, a API é uma tecnologia segura para quem libera as informações e livre para ser personalizada para quem quer usá-las.

  

Como a API pode auxiliar no seu negócio?

Atualmente, a tecnologia está em todos os cantos das empresas, seja no marketing, nas vendas, no financeiro e na estratégia.

Dessa forma, as possibilidades de aplicação de APIs são infinitas e o que vai determinar o seu uso é a necessidade e a capacidade de encontrar soluções para os problemas do seu negócio. 

Então, para saber como uma API pode ser útil para sua empresa, primeiro é importante pensar em um ponto crítico ou um gargalo que precisa resolver. Assim, será possível identificar como utilizar uma API para enriquecer nossas aplicações, que são de todos os tipos.

Veja a seguir alguns serviços e funcionalidades já existentes para integração entre sistemas: 

  • Login rápido utilizando a rede social;
  • Pagamento online;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Busca e coleta de dados;
  • Confirmação por SMS;
  • Compartilhamento de conteúdo;
  • Envio de e-mails direto do sistema;
  • Gerenciamento de tarefas e organização de agendas;
  • Publicação em diferentes redes sociais ao mesmo tempo; 
  • Comparação de preços em diferentes sites sem a necessidade de pesquisar um a um; 
  • Possibilidade de assistir filmes e séries da Netflix em qualquer dispositivo; 
  • Integração da lista de contatos da sua agenda com o WhatsApp ou Telegram
  • Atualização de planilhas de forma automática a cada nova mudança;
  • Portabilidade de dados com o Open Banking;
  • Recebimento de e-mail automático com os dados da sua compra. 
  • Galeria de imagens do seu telefone sincronizado com a nuvem;
  • Atualização automática da data e a hora no seu computador quando você vai para um destino com fuso horário diferente.

Esses são apenas alguns exemplos de APIs mais comuns, que estão no nosso dia a dia facilitando a comunicação entre plataformas.

Já deu para perceber a infinidade de funções que uma API pode fazer pela sua empresa?

É cada vez mais comum que empresas tenham alto volume de Interfaces de Programação de Aplicação para garantir a atualização de dados de forma automática. Isso porque conectar plataformas distintas sem a necessidade de intervenção humana resulta em menos erros e mais eficiência.

Exemplos práticos de utilização de API

Exemplos práticos de utilização de API

API para redes sociais

A grande maioria das redes sociais oferecem APIs que podemos utilizar para enriquecer a experiência dos usuários, além de contribuir para sua estratégia digital.

É possível otimizar o atendimento, oferecendo respostas mais rápidas e eficientes para as dúvidas dos clientes, com atendimento centralizado em um único local. Isso garante um suporte mais ágil e em menor tempo, fornecendo mais segurança e proteção das informações.

Essas APIs também permitem obter informações úteis sobre o usuário para incorporar na sua estratégia de negócio e criar opção de login no seu site utilizando o perfil da rede social.

 

API para vendas

Se sua empresa atua com canais de vendas integrados e loja virtual, é fundamental contar com APIs para integração dos diferentes sistemas, como marketplace, sistema de gestão empresarial (ERP), atendimento e soluções de logística.

Com isso, essa tecnologia consegue sincronizar os dados das vendas, de estoque e de comunicação, facilitando sua gestão.

API Multicanal

A proposta, como o nome sugere, é englobar diferentes canais em uma única API. Isso pode incluir: Instagram, WhatsApp, SMS e Telegram, por exemplo, com opções de automações que favorecem a eficiência da comunicação multicanal.

Essa junção permite mesclar os canais em uma campanha, por exemplo, fazendo com que os índices de sucesso subam consideravelmente.

Imagina que você quer conquistar um alto número de clientes. Com a API Multicanal em sua estratégia, a comunicação pode ter o primeiro disparo via SMS e seguir com uma mensagem no WhatsApp para os destinatários que não foram alcançados com o envio anterior.

API para serviços de pagamento

Empresas podem utilizar Interfaces de Programação de Aplicação de provedores de serviços de pagamento para permitir que seus clientes aceitem pagamentos online em seus aplicativos ou plataformas. Isso facilita a integração de diferentes métodos de pagamento, como cartões de crédito, carteiras digitais ou transferências bancárias, proporcionando uma experiência de checkout conveniente para os usuários. 

Integração de SMS

Uma empresa de telecomunicações, por exemplo, pode utilizar uma API de serviços de mensagens SMS para permitir que seus sistemas se comuniquem com operadoras de telefonia e envie mensagens SMS para os clientes. Isso pode ser usado para enviar notificações, alertas de fatura, atualizações de serviço e outros tipos de comunicação. 

Integração de pagamento

Uma empresa pode utilizar APIs de provedores de pagamento para facilitar o processo de cobrança e pagamento dos serviços. Isso permite que os clientes realizem pagamentos de forma conveniente através de diferentes métodos, como cartões de crédito, débito ou transferência bancária, integrando-se a plataformas de pagamento populares. 

Integração de autenticação

Uma API também pode ser utilizada para autenticação, permitindo que os clientes acessem seus serviços de forma segura. Isso pode incluir a integração com provedores de autenticação externos, como o Google ou o Facebook, para permitir o login único (Single Sign-On) ou a autenticação em dois fatores para garantir a segurança das contas dos clientes. 

Integração de dados climáticos

No caso do setor agropecuário uma boa aposta é utilizar Interfaces de Programação de Aplicação de serviços meteorológicos para obter dados atualizados sobre condições climáticas, como temperatura, umidade, precipitação, vento e radiação solar. Essas informações podem ser utilizadas para otimizar o planejamento de plantio, manejo de culturas e irrigação, permitindo uma tomada de decisão mais precisa e eficiente. 

API para sistemas de prontuário eletrônico

Empresas de saúde podem utilizar APIs para integrar seus sistemas de prontuário eletrônico com outros sistemas de saúde, como laboratórios, clínicas especializadas ou hospitais. Isso permite o compartilhamento seguro e rápido de informações médicas e resultados de exames entre diferentes instituições de saúde, melhorando a coordenação do atendimento e garantindo um histórico completo do paciente. 

Integração com serviços de armazenamento em nuvem

Empresas de software podem utilizar APIs de serviços de armazenamento em nuvem, como Dropbox, Google Drive ou Amazon S3, para permitir que os usuários acessem, compartilhem e sincronizem arquivos em seus aplicativos ou plataformas. Isso oferece aos usuários a conveniência de armazenar e acessar seus arquivos em um ambiente centralizado e seguro.

Integração de logística e rastreamento

Empresas que lidam com o transporte e a logística de produtos podem utilizar APIs de serviços de rastreamento e logística para acompanhar a localização e o status das remessas. Isso ajuda a monitorar o progresso das entregas, otimizar rotas, prever tempos de chegada e gerenciar eficientemente toda a cadeia de suprimentos.

como fazer integração com API

Afinal, como fazer integração com API?

Em resumo, as APIs são fundamentais na rotina das pessoas e essenciais para as estratégias de negócio das empresas. São elas que permitem que sistemas com diferentes linguagens se comuniquem e possam se integrar, compartilhando informações e serviços de forma rápida, prática e segura.

O processo de integração também costuma ser um processo fácil e rápido, com etapas definidas na documentação fornecida pela empresa desenvolvedora.

A Lyncas, por exemplo, oferece APIs flexíveis que possibilitam a conexão entre as suas diferentes fontes de informações. Você pode saber mais sobre como nossas soluções podem ser aplicadas no seu negócio falando com nossos especialistas

Lembre-se que as APIs estimulam a inovação e colaboram para uma experiência mais otimizada e integrada com os sistemas e aplicativos, trazendo diversos benefícios para sua empresa.

Acompanhar as novas tendências e ter iniciativa digital é fundamental para acelerar o desenvolvimento e ter ainda mais vantagens competitivas.

Se quiser saber mais dicas para facilitar a rotina de trabalho do seu negócio, leia nosso artigo sobre RPA e veja como utilizar essa tecnologia para automatizar tarefas e processos repetitivos.

 

 

Taissa Renda

Taissa Renda

Especialista em conteúdo, Inbound Marketing e Planejamento Estratégico de Marketing Digital. Apaixonada por viagens (e por colecionar memórias pelo mundo), passeios gastronômicos, filmes e séries. Acredita na geração de ideias como um dos principais instrumentos de transformação.

Artigos relacionados

SAFe: melhoria contínua com agilidade

SAFe: melhoria contínua com agilidade

O Scaled Agile Framework (SAFe), em português, Estrutura Ágil Dimensionada,..

Continuar lendo

Cadastre-se na newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre transformação digital, IA, tendências tecnológicas e muito mais, diretamente no seu e-mail.

    Política de Privacidade

    Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades.