Um novo ano se aproxima e esse é o momento ideal para conferir as tendências de TI e traçar estratégias para aproveitar o potencial dos recursos tecnológicos a favor do seu negócio.
As soluções tecnológicas conduzem transformações globais e, consequentemente, exigem das empresas atualizações constantes e adaptabilidade.
Por isso, as equipes de tecnologia precisam estar atentas ao futuro que se configura. Afinal, estar de olho nos movimentos do mercado é um passo necessário para prever possibilidades, gerenciar riscos e entregar soluções mais inovadoras.
Confira a seguir essas tendências de TI!
11 tendências de TI para 2023
O cenário de TI é promissor e o mercado está com grandes expectativas para 2023. As inovações que conhecemos nos últimos anos, por exemplo, devem ter mais força a partir do ano que vem.
Além disso, a chegada do 5G no Brasil tem um importante potencial e está sendo implementada de forma gradual no país, abrindo portas para as novas tecnologias.
Separamos uma lista com as principais tendências de TI que prometem impulsionar o mercado em 2023. Algumas não são novidades e já estão no cotidiano de algumas organizações. Confira!
Metaverso
Muito já tem se falado sobre a plataforma virtual permite que as pessoas criem uma vida “paralela” totalmente digital. O Metaverso quebra as barreiras entre real e digital e proporciona uma experiência imersiva aprimorada.
Essa “segunda vida” pode ser uma boa oportunidade para alguns negócios. Afinal, um novo mercado se concretiza e as expectativas de uma vida melhor são como na vida real.
Para analistas da Gartner, o metaverso terá uma economia virtual própria. A análise é que grandes instituições passarão a utilizar uma combinação de Web3, Nuvem e Realidade Aumentada em projetos no metaverso.
Algumas organizações já estão desenvolvendo soluções que geram novas oportunidades e preparando-se para participar ativamente da vida virtual.
Internet das Coisas (IoT)
Tecnologia que já ganhou espaço, mas deve vir com mais força em 2023, sendo uma das principais tendências de TI.
Se um dia você se surpreendeu com uma geladeira que verifica o que está faltando e cria uma lista de compra, hoje não estranha um carro andando sem condutor pelas ruas. Essa é a evolução!
A internet das coisas tem um potencial enorme de conectar pessoas e objetos à internet e deve estar ainda mais presente no cotidiano de pessoas e empresas.
Sem dúvida, será incorporada com mais força aos processos industriais. Consequentemente, vai permitir que máquinas operem e tomem cada vez mais decisões sem intervenção humana.
Cibersegurança
No contraponto ao bônus surge o ônus. De acordo com o Check Point Research, o Brasil registra, em média, 1.540 incidentes por semana, oferecendo riscos para a segurança de dados e de propriedade digital.
Por isso, é importante que todas as inovações, automações e compartilhamentos estejam cada vez mais alinhados com uma análise de riscos e medidas de segurança digital. Uma proteção não apenas para os dados, como também para as soluções tecnológicas, que vem como tendências de TI.
Com o crescimento dos ataques digitais e as novas legislações sobre proteção de dados pessoais, a cibersegurança passou a ser um pilar de qualquer negócio.
Inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) está bem presente em vários aspectos da vida das pessoas e não é uma novidade em si, mas vem como forte tendências de TI para 2023.
Entretanto, o desenvolvimento dessa tecnologia não vai parar tão cedo. A expectativa é que, em 2023, ocorra o aproveitamento do poder criativo da IA para produzir imagens, sons ou informações novas.
Dessa forma a IA vai conseguir imitar a inteligência do ser humano ao pintar um quadro ou ao recriar conversas em linguagem humana, por exemplo.
Os sistemas de Inteligência Artificial Adaptáveis treinam continuamente os modelos. Assim, eles são capazes de se adaptar de forma rápida diante de circunstâncias não previstas.
O feedback em tempo real é usado para fazer a mudança dinâmica no aprendizado, ajustando as metas.
Hiperautomação
Com a união entre IoT, Inteligência Artificial e Machine Learning, a hiperautomação pretende chegar com tudo como tendências de TI em 2023.
É uma tendência que, literalmente, faz a união de várias outras e ganha força como oferta de solução dentro dos processos. A perspectiva para o próximo ano é que a automação cresça, permitindo que a interação entre máquinas seja mais útil e complexa.
Dessa forma, além de realizar processos de forma automática, a hiperautomação visa que as máquinas tenham um aprendizado a partir das experiências e tomem decisões baseadas em fatos, sem nenhuma intervenção.
Hoje, as máquinas já realizam uma série de atividades automatizadas. O que se espera daqui pra frente é que elas, diante de um problema ou nova necessidade, sejam capazes de se ajustarem sozinhas, tomando decisões e resolvendo problemas sem que haja intervenção humana.
Business Intelligence
Com um software de Business Intelligence, é possível fazer a análise de um alto volume de dados e transformar os números em oportunidades. Também é permitido avaliar o desempenho de uma empresa e prever o comportamento dos consumidores.
Tudo isso ocorre de forma automatizada, com a coleta de dados internos e externos, que é uma das principais tendências de TI.
Uma tecnologia que também ganhou relevância nos últimos anos e deve ter uma força ainda maior em 2023. Afinal, a utilização dos dados para a tomada de decisão já se tornou padrão e indispensável
Outsourcing de TI
A estratégia de Outsourcing de TI é bem simples: escolher um parceiro especialista para cuidar de determinados processos ou até do departamento inteiro de TI.
A terceirização é regulamentada no Brasil e essa é uma forte tendências de TI para os próximos anos.
Dentre os benefícios que impulsionam a contratação de squads externos para projetos de tecnologia da informação temos:
- Diminuição dos custos;
- Aumento da produtividade;
- Menos riscos cibernéticos.
Veja mais: 5 vantagens do Outsourcing de TI
Sistema Imunológico Digital
Esse conceito já chegou ao Brasil e tem como base a estruturação de um sistema robusto e a proteção mais eficiente de aplicativos e sistemas.
A ideia é que o funcionamento seja como o sistema imunológico do corpo humano. A cada ataque, são criados anticorpos que o torna mais resiliente, protegendo as informações e ajudando o sistema a se recuperar mais rapidamente de falhas e incidentes.
Para o Gartner, até 2025, o investimento em imunidade digital pode ajudar a reduzir em até 80% o período de inatividade do sistema.
Isso traz como consequência uma melhora na experiência do usuário. Afinal, a interação fica menos comprometida quando não ocorre bug, erro no sistema ou falha de segurança.
Web3 e Blockchain
É possível fazer a definição de Web3 como a geração da internet com base no blockchain, que prevê uma rede de comunicação descentralizada e sem dono.
Alguns pesquisadores da área descrevem essa visão como o verdadeiro futuro da web, no qual os usuários retomam o controle de seus dados e o poder sai das mãos das big techs. Isso significa remover o controle final de uma única empresa. Essa é a tendências de TI que gira em torno das novas tecnologias: a descentralização.
Superapps
Os chamados superapps combinam recursos de um aplicativo, de uma plataforma e de um ecossistema em um único software.
Não apenas tem seu conjunto próprio de funcionalidades, como oferece um espaço para que terceiros possam desenvolver e publicar seus próprios miniaplicativos.
De acordo com o Gartner, é possível que, até 2027, mais de 50% da população global sejam usuários ativos de vários superapps. Temos como exemplo de superapps o Slack e o Microsoft Teams.
Plataformas de Nuvem do setor
A combinação de software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS), fornece recursos modulares específicos para dar suporte a casos de uso de negócios específicos.
As organizações podem usar essas ferramentas como blocos de construção para composição de negócios digitais exclusivos e diferenciados. Dessa forma, conquistam inovação e reduzem o tempo de lançamento no mercado, evitando os atrasos.
Esteja pronto para as tendências de TI
Como dissemos, algumas das tecnologias apresentadas como tendências de TI para 2023 já estão presentes em muitas empresas. No entanto elas devem chegar com mais força, se inserindo de vez no cotidiano das organizações.
O mercado está altamente competitivo. Dessa forma, crescer e se destacar depende de decisões assertivas, e da melhor entrega ao cliente. Por isso, ter atenção às inovações e às tendências de TI é fundamental para identificar oportunidades e implementar soluções que ajudem a superar a concorrência.
Sua empresa já está avaliando de que forma a incorporação de algumas das tendências de TI poderá contribuir para melhorar os resultados em 2023?
Aproveite o momento para continuar competitivo e buscar por novas oportunidades. Entre em contato com nosso time de especialistas e veja como podemos ajudar o seu negócio a prosperar por meio da tecnologia!