skip to Main Content

Termo de abertura de projetos: a primeira etapa para o sucesso

Termo de abertura de Projetos

Uma empresa decide criar um aplicativo de gerenciamento de tarefas e, antes de começar, elabora um Termo de Abertura de Projetos (TAP). No TAP consta o objetivo do projeto, que é desenvolver um app com funcionalidades como criação de listas, notificações e integração com calendários. 

Ele também especifica o escopo, atribui responsabilidades entre os membros da equipe e estabelece um cronograma e orçamento. Com o TAP em mãos, os stakeholders têm uma visão clara do que deve ser feito e quando, garantindo um desenvolvimento coordenado e a entrega do aplicativo dentro do prazo e das expectativas.

Segundo a Wellingtone, 47% dos entrevistados afirmam que suas organizações têm um histórico de sucesso em projetos. O início de um projeto ocorre muito antes da execução prática, começando com o planejamento.

O escritor Celso Vasconcellos explica que, “o ato de planejar se caracteriza por antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a serem realizadas e agir de acordo com o previsto. Este, não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa”.

Na primeira etapa do planejamento está o termo de abertura de projetos. Confira os principais tópicos deste documento e como ele estabelece a direção das etapas subsequentes para que sejam viáveis.

Objetivos do termo de abertura de projetos

O Termo de Abertura de Projetos (TAP) é um documento de gestão de projetos que formaliza o início do projeto e informa todos os envolvidos em relação aos objetivos, escopo, responsabilidades e premissas. Dentre outros objetivos estão:

Definir o projeto

O TAP descreve claramente o propósito e a necessidade do projeto. Ele responde à pergunta “por que este projeto está sendo iniciado?”, justificando a relevância e a importância do projeto para a organização. 

Os objetivos principais e as metas estão inclusos, seguindo os critérios SMART: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Estabelecê-los fornece uma visão geral aos envolvidos sobre os resultados esperados.

Estabelecer a autoridade e responsabilidades

Nomeia-se então o gestor de projeto e outras partes-chave, especificando suas responsabilidades e autoridade. Isso garante que haja uma liderança e que todos saibam quem são os responsáveis pelas demandas.

Definir os requisitos de recursos

Apresenta um panorama dos recursos necessários, como orçamento e equipe, planejando a melhor alocação deles.

Estruturar o cronograma

Define as principais datas de entregas, proporcionando uma linha do tempo para o progresso e o sucesso do projeto. 

Fornecer uma base para o planejamento

Serve como uma base para o desenvolvimento do plano de projeto detalhado, que será criado posteriormente e ajudará a guiar a execução e controle.

Facilitar a comunicação

Certificar que todas as partes envolvidas tenham o entendimento comum do projeto, o que ajuda a reduzir mal-entendidos e conflitos durante a execução.

Quando usar o TAP e a sua importância nos projetos

Saber quando e por que usar o TAP assegura que o projeto tenha um propósito, desde o começo, e seja bem construído. A utilização é feita quando o projeto é novo e ainda não tem uma estrutura definida. 

Antes de entrar no planejamento detalhado, serve como a autorização formal e estabelece uma base para a execução. Assim, seus documentos são mais voltados para uso interno e utilizados com mais frequência no início do ciclo de vida do desenvolvimento do software

É necessário quando se precisa documentar o escopo e as entregas, para que todos compreendam o que o projeto visa alcançar. Sem o TAP, não tem um respaldo oficial, o que pode levar a falta de alinhamento e dificuldades na gestão. 

Além disso, o TAP estabelece e formaliza quem será o gerente de projeto e as responsabilidades das principais partes envolvidas. Antes de desenvolver o plano de projeto detalhado, o TAP serve como base para o planejamento, ajudando a identificar desafios e requisitos preliminares. 

Quais os principais tópicos que não podem faltar em um termo de abertura de projetos?

Para que o projeto possa começar, o termo de abertura de projetos precisa ter alguns tópicos necessários. Listamos alguns deles abaixo:

  1. Nome do projeto: O título formal do projeto, que deve ser claro e refletir o objetivo principal do trabalho.
  2. Nome do gerente de projeto: Identificação do gerente de projeto responsável pela liderança e execução do projeto. Inclua o nome, cargo e detalhes de contato do gerente de projeto.
  3. Objetivo do projeto: Uma definição do propósito do projeto, incluindo o problema ou oportunidade que o projeto visa abordar e o valor que se espera entregar. O objetivo deve explicar o “porquê” do projeto e os benefícios esperados.
  4. Descrição do projeto: Definição detalhada dos limites do projeto e das atividades, abrangendo o que está incluso. Bem como quaisquer limitações ou exclusões, ou seja, aquilo que não será feito pela equipe.
  5. Entregas e resultados esperados: Especificação dos principais produtos, serviços ou resultados que o projeto deve entregar ao final. Com as descrições das entregas e os critérios de aceitação que serão utilizados para avaliar se as entregas atendem às expectativas.
  6. Stakeholders e papéis: Identificação das partes interessadas do projeto, como clientes, equipe de projeto, patrocinadores (sponsors), influenciadores, detratores e outros envolvidos. Para cada stakeholder, deve-se definir suas expectativas, interesses e o papel que desempenhará no projeto.
  7. Cronograma inicial: Apresentação de um cronograma geral com datas importantes e marcos principais. Informar as etapas significativas, prazos e entregas críticas para monitorar o progresso do projeto.
  8. Orçamento e recursos: Deve fornecer uma estimativa dos custos com o resumo do orçamento inicial alocado para o projeto e a identificação dos recursos necessários. 
  9. Premissas: Listagem das premissas ao projeto, que são suposições feitas para o planejamento, e das restrições que podem impactar a execução, como limitações de tempo, orçamento, regulamentações ou outras condições.
  10. Critérios de sucesso: Definição dos critérios usados para medir o sucesso do projeto, as métricas e indicadores que serão avaliados para determinar se os objetivos do projeto foram alcançados.
  11. Riscos e problemas potenciais: Identificação inicial de problemas que podem surgir durante a execução do projeto. Deve incluir uma breve descrição dos principais riscos e uma abordagem inicial para mitigação ou gerenciamento desses riscos.
  12. Aprovação e assinaturas: Seção para a assinatura do patrocinador do projeto e de outras partes interessadas relevantes. As assinaturas confirmam a aprovação do termo de abertura de projetos e o compromisso com o projeto.

Modelo de termo de abertura de projetos

O termo de abertura de projetos é importante pois estabelece uma base para o planejamento, execução e monitoramento. Ele assegura que todas as partes interessadas estejam alinhadas e informadas, promove uma gestão consolidada dos recursos e facilita a tomada de decisões ao longo do ciclo de vida do projeto.

Para que o projeto possa começar, o TAP deve ser formalmente aprovado e assinado pelas partes autorizadas. Essa assinatura é um reconhecimento de que o projeto possui o respaldo necessário para iniciar e que os recursos serão alocados conforme o planejado.

Mas, fique tranquilo, não é preciso elaborar do zero esses elementos do TAP. Baixe o modelo do termo de abertura de projetos e garanta mais visibilidade para seus próximos projetos.

Formado em Sistemas de Informação, com MBA, Liderança, Inovação e Gestão 3.0, é, atualmente, diretor de operações da Lyncas. Atua estrategicamente para sustentar o crescimento de empresas por meio da excelência operacional, focando na otimização de custos e recursos e na performance das entregas.