Aplicativos híbridos: confira 5 tecnologias

aplicativos híbridos

Os desenvolvedores que gostam de estar atualizados sobre as tecnologias que o mercado está utilizando podem ler, estudar e até mesmo desenvolver projetos pessoais no GitHub para entender como frameworks e bibliotecas web funcionam nos aplicativos híbridos.

Isso é importante porque os smartphones estão tornando a vida das pessoas mais eficiente, seja para pedir comida, fazer compras no supermercado e farmácias, ajudar na dieta, fazer exercícios ou até controlar a respiração. Naturalmente, empresas têm concentrado o foco principal de sua estratégia de negócios para que seus produtos e serviços estejam na palma da mão do seu público. 

O que são os aplicativos híbridos?

Um aplicativo híbrido (hybrid application em inglês) é um tipo de aplicativo de software que combina elementos de desenvolvimento nativo e desenvolvimento web para criar uma solução que pode ser executada em diferentes plataformas, como iOS, Android e web. Em vez de desenvolver um aplicativo separado para cada plataforma, um aplicativo híbrido é construído usando tecnologias web como HTML, CSS e JavaScript, e em seguida, é envolvido em um contêiner nativo que permite que ele seja executado como um aplicativo nativo em cada plataforma suportada.

Apesar de compartilharem uma base de código comum, os aplicativos híbridos podem aproveitar recursos nativos do dispositivo, como a câmera, o GPS e os sensores, através de APIs (interfaces de programação de aplicativos) fornecidas pelas estruturas de desenvolvimento. Isso permite que os aplicativos híbridos ofereçam uma experiência próxima à de um aplicativo nativo, embora possam apresentar um desempenho ligeiramente inferior em comparação com os aplicativos desenvolvidos exclusivamente para uma plataforma específica.

Os aplicativos híbridos são uma opção popular para empresas e desenvolvedores que desejam alcançar um amplo público em diferentes plataformas de maneira mais eficiente, reduzindo os custos e o tempo de desenvolvimento. Existem várias estruturas e plataformas populares para o desenvolvimento de aplicativos híbridos, como  React Native e Flutter. Essas tecnologias permitem que os desenvolvedores escrevam código uma vez e o utilizem em várias plataformas, economizando tempo e esforço de desenvolvimento. Conheça as cinco principais tecnologias utilizadas para criar aplicativo híbrido mobile:

5 tecnologias para aplicativos híbridos

React Native

Segundo pesquisa da Stack Overflow Developer Survey 2021, o React Native está cotado como uma das tecnologias mais amadas entre os desenvolvedores. É uma solução para ajudá-lo a criar aplicativos móveis renderizados nativamente no Android e no iOS.

Essa estrutura é testada e confiável por uma grande base de desenvolvedores para criar aplicativos. Lançado em 2015 pelo Facebook, é amplamente utilizado em todos os aplicativos móveis da empresa e oferece a capacidade de criar aplicativos híbridos robustos e complexos a partir do zero. O melhor do React Native é que ele é baseado no React, que é uma biblioteca JavaScript também mantida pela empresa.

Flutter

Flutter é um framework aberto e gratuito da Google, que teve sua primeira versão lançada em 2015, chamada de “Sky”.

Através dele, você pode criar aplicativos móveis Android e iOS, que são compilados nativamente de forma inteligente a partir de uma única base de código. É uma estrutura de interface do usuário (UI) que ajuda a criar e implantar facilmente aplicativos móveis atraentes, acelerando o desenvolvimento

O Flutter possui uma estrutura abrangente e precisa que contém widgets, um mecanismo de renderização, APIs de depuração e integração e recursos para ajudar os desenvolvedores a criar e implantar aplicativos móveis bonitos.

Nenhum outro SDK móvel (Kit de Desenvolvimento de Software) além do Flutter fornece estilos reativos sem qualquer ponte Javascript.

Ionic

O Ionic é considerado uma das estruturas de desenvolvimento de aplicativos multiplataforma mais rápidas usadas para criar aplicativos móveis híbridos. Lançado em 2013, até agora possui mais de 5 milhões de aplicativos construídos com Ionic. 

Ao utilizar este poderoso kit de desenvolvimento de software (SDK) de front-end, você pode criar aplicativos híbridos visualmente atraentes usando um conjunto completo de ferramentas. Se você deseja aprimorar a funcionalidade de um aplicativo, o Ionic permite integrá-lo a qualquer estrutura Javascript, como Vue, React e Angular.

Quasar

O framework Quasar é uma estrutura baseada em Vue.js de código aberto licenciada pelo MIT, que permite que você, como desenvolvedor da Web, escreva o código uma única vez e implante simultaneamente como um site (SPA, PWA, SSR), aplicativo móvel (iOS, Android) e desktop (usando Electron) usando uma única base de código.

O Quasar traz uma interface do usuário de última geração, seguindo as diretrizes do Google Material. Oferece minificação HTML/CSS/JS, bloqueio de cache, trepidação de árvores, mapeamento de origem, divisão de código e carregamento lento, transpilação ES6, código de linting e recursos de acessibilidade, mantendo uma pequena sobrecarga de desempenho. 

Xamarim

O Xamarin possui funcionalidade versátil com uma ampla variedade de ferramentas para o desenvolvedor. É uma estrutura usada para desenvolvimento de aplicativos multiplataforma para iOS, Android e Windows Phone em C# com Visual Studio.

Hoje existem cerca de 1,4 milhão de desenvolvedores na comunidade que oferecem suporte ao Xamarin, que é famoso pelo princípio “Write Once, Run Anytime”. Em 2016, foi adquirido pela Microsoft em 2016 e se tornou uma estrutura de desenvolvimento de aplicativos móveis muito popular.

O Xamarin permite que você crie aplicativos universais e tenha o benefício de executá-los em dispositivos sem comprometer o design nativo. Oferece uma forma eficaz de criação, testes e rastreamento do desempenho de aplicativos móveis.

O intuito deste conteúdo foi facilitar sua escolha na hora de desenvolver seus projetos  de aplicativo móveis pessoais e até mesmo corporativos. Se você ainda não decidiu qual a melhor tecnologia para seu negócio, aqui vai uma dica: faça uma lista para priorizar as necessidades e características do seu negócio e, então, veja qual framework atende a maioria dos seus requisitos.

Você está pronto para usar um desses frameworks para seu projeto de desenvolvimento de aplicativos híbridos? Compartilhe sua experiência conosco e conte-nos qual estrutura você está usando para criar aplicativos híbridos.

> Veja também: 15 livros que farão você se tornar um desenvolvedor melhor

5 tipos de aplicativos híbridos

Muitas empresas adotaram ou migraram para o uso de aplicativos híbridos, e grande parte dos usuários nem sequer percebe que os aplicativos mais populares que utilizam são, na verdade, híbridos. Aqui estão cinco exemplos de aplicativos híbridos:

  • Instagram: O aplicativo Instagram, uma das principais redes sociais para compartilhamento de fotos e vídeos, foi desenvolvido usando a tecnologia React Native, que é uma estrutura de desenvolvimento híbrido.
  • Airbnb: O aplicativo Airbnb, que permite aos usuários alugar acomodações em todo o mundo, também é um exemplo de um aplicativo híbrido desenvolvido usando a tecnologia React Native.
  • Untappd: O Untappd é um aplicativo para amantes de cerveja, onde os usuários podem descobrir novas cervejas, avaliá-las e compartilhar suas experiências. Ele é construído usando Apache Cordova, uma plataforma de desenvolvimento híbrido.
  • Slack: O Slack é uma plataforma de comunicação empresarial amplamente utilizada para troca de mensagens e colaboração em equipe. Ele utiliza tecnologias web como HTML, CSS e JavaScript para criar um aplicativo híbrido que funciona em várias plataformas.
  • Trello: O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos baseado em quadros, onde os usuários podem organizar tarefas e colaborar com equipes. Ele é construído usando tecnologias web e empacotado como um aplicativo híbrido que pode ser executado em diferentes dispositivos e sistemas operacionais.

Esses exemplos demonstram como aplicativos híbridos podem ser bem-sucedidos e amplamente adotados por diferentes tipos de aplicativos, desde redes sociais até ferramentas de produtividade e comunicação.

Não há uma única abordagem correta para o desenvolvimento de um aplicativo. No entanto, considerar a opção de criar um aplicativo híbrido pode ser um excelente ponto de partida. Especialmente ao criar um MVP (Minimum Viable Product), um aplicativo híbrido oferece a vantagem de obter feedback mais rapidamente e agilizar correções de bugs. Se você valoriza a flexibilidade, mantendo um orçamento e cronograma rígidos, a utilização dessa abordagem de desenvolvimento oferece inúmeras oportunidades. É importante ressaltar que um aplicativo híbrido pode não ser a solução ideal para todos os casos, mas definitivamente vale a pena considerar essa alternativa!

Estamos com oportunidades abertas, venha fazer parte do nosso time! Clique e veja com qual vaga você mais se identifica!

 

Marketing

Marketing

Sempre antenados nas novidades e conteúdos que agreguem valor à sua vida!

Artigos relacionados

SAFe: melhoria contínua com agilidade

SAFe: melhoria contínua com agilidade

O Scaled Agile Framework (SAFe), em português, Estrutura Ágil Dimensionada,..

Continuar lendo

Cadastre-se na newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre transformação digital, IA, tendências tecnológicas e muito mais, diretamente no seu e-mail.

    Política de Privacidade

    Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades.