skip to Main Content

Lifelong Learning: como mudar sua vida a partir do aprendizado

Lifelong Learning: como mudar sua vida a partir do aprendizado

Na era da tecnologia e da informação, é possível aprender novos assuntos e aperfeiçoar habilidades de várias formas: descobrir uma receita nova no Tik Tok, aprender dicas de práticas de programação em reels do Instagram, ouvir podcasts de assuntos variados no Spotify. Esse é o método lifelong learning, que se baseia nessa ideia de aproveitar o aprendizado de maneira contínua de diversas formas.

As redes sociais, por exemplo, oferecem uma forma facilitada de aprender novos temas voluntariamente no cotidiano. Existem, também, diversos outros meios simples de adquirir novos conhecimentos ao longo da vida que melhoram o desempenho do desenvolvimento pessoal. 

Não apenas no campo pessoal, mas também no profissional, investir no Lifelong Learning é uma excelente ferramenta de adquirir hard skills por meio de soft skills. Soft skills como resiliência (capacidade de aprender com os erros), colaboração (saber trabalhar em equipe), flexibilidade (saber lidar com imprevistos), podem ajudar na caminhada de aprendizado, tornando mais simples o processo de obter novas hard skills.

Um estudo feito pelo site CareerBuilder mostrou que 77% dos empregadores acreditam que soft skills são competências tão importantes quanto as técnicas.

Além de aprender, é importante ter a curiosidade e o prazer em construir o conhecimento de forma autônoma. Neste texto você vai aprender quais são os pilares do lifelong learning e como aplicar de forma simples esse método de aprendizado na sua vida para obter mais sucesso.

“A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais” Aristóteles.

 

Quais são os quatro pilares do lifelong learning?

O lifelong learning foi criado com base em quatro pilares principais:

1. Aprender a conhecer

Para praticar o lifelong learning, é necessário ser curioso e adquirir conhecimento de maneira questionadora, refletindo acerca do método que irá seguir. 

Uma boa prática para buscar novos conhecimentos é procurar entender como funcionam as coisas e incentivar o pensamento crítico – que é uma soft skill muito importante.

Por exemplo, enquanto desenvolvedor de TI, é importante entender, entre outras informações:

  • A motivação das demandas nos projetos;
  • O que essa mudança trará para a experiência do usuário;
  • Qual é a necessidade do cliente por trás de cada solicitação de nova funcionalidade.

Enquanto profissional da tecnologia, também é interessante perceber que conteúdos correlacionados podem ser uma extensão ou mesmo um complemento, isso estimula também o conhecimento multidisciplinar. Uma pessoa de UI Design, por exemplo, pode se interessar por conteúdos de Frontend.

2. Aprender a fazer

Uma das formas mais importantes de estudar e aprender algo novo é colocar as teorias aprendidas na prática, isso auxilia na fixação de novos conhecimentos.

Além de praticar as novas teorias aprendidas, é importante também treinar suas soft skills, como:

  • Comunicação;
  • Inteligência emocional;
  • Liderança;
  • Pensamento crítico.

“O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo” – Confúcio.

3. Aprender a conviver

Enquanto ser social, é essencial para o ser humano que haja interação entre grupos. Conhecer novas pessoas e até mesmo a convivência com pessoas do seu próprio meio social são formas de adquirir conhecimento. 

Uma forma importante de troca de conhecimento por meio da convivência é permitir receber e oferecer feedbacks aos colegas. A partir dessas experiências, torna-se mais fácil estabelecer empatia e colocar-se no lugar do outro, além de gerenciar conflitos e estabelecer vínculos sociais.

4. Aprender a ser

Além de aprender, é necessário colocar os aprendizados em prática e mantê-los no dia a dia. Para o desenvolvimento pessoal, é importante ter autorresponsabilidade, e um relacionamento equilibrado consigo mesmo.

“A aprendizagem é um tesouro que segue seu dono onde quer que ele vá”- Provérbio chinês.

 

Como aplicar?

Não existe um caminho traçado e tradicional para seguir o lifelong learning, mas é importante que os pilares sejam seguidos, e para isso existem algumas dicas de práticas que podem funcionar:

  • Conheça o que te motiva
  • Aprenda a trabalhar com uma nova tecnologia
  • Adote uma nova prática
  • Comece um curso rápido
  • Aprenda um novo idioma
  • Adquira novos conhecimentos por meio do lazer (jogos, esportes, séries, filmes…)
  • Aprenda algo novo no ambiente de trabalho
  • Conheça mais sobre inteligência emocional
  • Estimule a criatividade
  • Participe ativamente das tarefas
  • Não tenha medo de fazer perguntas
  • Use estratégias diferentes do habitual para resolver problemas

 

Para se manter competitivo no mercado, além de auxiliar no crescimento pessoal, é necessária a busca constante por conhecimento. Além disso, até mesmo para o desenvolvimento pessoal, é essencial manter uma postura aberta para o novo, estimular a criatividade, promover a colaboração e convivência saudável entre membros do time, praticar a empatia, etc. E todas essas soft skills podem ser adquiridas por meio da prática de lifelong learning.

Se você deseja ser um profissional de alto desempenho, é imprescindível manter-se atualizado e fazer da busca por conhecimento um estilo de vida. O pensamento crítico é essencial para que essa busca por conhecimento tenha um resultado satisfatório e auxilie no desenvolvimento pessoal e profissional.

Uma coisa é certa: todo aprendizado gera valor, e isso ganha ainda mais destaque quando é alinhado com seus objetivos. Por isso, sempre busque conhecer o que te motiva.

Gostou do nosso conteúdo sobre lifelong learning e em busca de mais leituras para se manter atualizado acerca de novos conhecimentos? Confira nosso artigo sobre Comunicação Não Violenta e aprenda a se comunicar melhor

Sempre antenados nas novidades e conteúdos que agreguem valor à sua vida!