skip to Main Content

Gestão de conflitos em equipes de TI

Gestão de conflitos em equipes de TI

Ao gerenciar as entregas de projetos e atender demandas que irão agregar para o negócio, o gestor de TI precisa também garantir um clima organizacional saudável, de modo que todos trabalhem em conjunto para alcançar um objetivo em comum. Você considera a gestão de conflitos nas empresas como algo raro ou incomum?

 Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), 63% dos entrevistados afirmaram que os conflitos ocorrem frequentemente nas empresas, enquanto 8% relataram que ocorrem sempre.

Sendo assim, a gestão de equipes no ambiente de TI vai muito além das competências técnicas, linguagens de programação e métodos de desenvolvimento. Todas essas qualificações são importantes, porém, uma das principais competências para gerir uma equipe é saber lidar com os conflitos que acontecem.

O objetivo deste artigo é abordar o que são conflitos, os sinais para ajudar você a identificar que sua equipe está enfrentando momentos desafiadores nos relacionamentos interpessoais, disponibilizar ferramentas e também como você poderá contribuir para melhorar a performance e o clima da equipe, além de estratégias para uma melhor gestão de conflitos em sua equipe de TI.

O que são conflitos?

Conflitos são como tensões, disputas, discordâncias que ocorrem entre as pessoas que estão trabalhando juntas. Esses conflitos acontecem por vários motivos, não exclusivamente sendo negativos, porém se tratados de forma errada, podem trazer consequências adversas para o ambiente de trabalho.

Ao serem abordados de forma construtiva, os conflitos podem levar a novas ideias, um maior entendimento entre as partes envolvidas e maior engajamento da equipe.

Quando vistos de forma negativa, resultam em tensão, baixa moral, diminuição de produtividade e relacionamentos prejudicados. Sendo assim, é necessário lidar com esses conflitos de forma eficiente, procurando soluções que busquem um ambiente de trabalho saudável.

Como identificar conflitos na sua equipe

Identificar conflitos dentro de uma equipe pode ser fundamental para a eficaz gestão de conflitos. Abordá-los antes que se intensifiquem e até mesmo afetem o ambiente de trabalho e produtividade.

Ciente de que conflitos podem surgir de fontes aparentemente não muito  claras, um gestor atento consegue observar pequenas nuances que o ajudarão a reconhecer e prevenir futuros conflitos. Observe a lista abaixo e identifique os  sinais de que pode haver conflitos iminentes em sua equipe.

7 Sinais de que pode haver conflitos em sua equipe:

  • Mudanças de comportamento: 

Esteja atento a mudanças de comportamento dos colaboradores, por exemplo, um membro da equipe que costumava ser participativo e envolvido, agora se retrai e parece evitar outros colegas, se colocando em posição de isolamento. 

O oposto também é um indicativo, alguém que se torna mais agressivo e confrontador, pode indicar sinais de frustração ou que se sente ameaçado. 

  • Redução na produtividade:

Uma diminuição geral na quantidade de trabalho concluído pode indicar que os membros da equipe estão encontrando dificuldades para colaborar ou estão sendo desviados por questões pessoais ou conflitos interpessoais.

Atrasos frequentes em atividades, que antes eram entregues pontualmente, podem significar falta de colaboração entre os membros do time e até mesmo falta de comunicação que está impactando a eficiência geral.

Se houver um aumento significativo na quantidade de retrabalho necessário para corrigir erros ou refazer tarefas, pode ser um sinal de que os membros da equipe não estão se entendendo ou não estão alinhados em relação aos objetivos e padrões de qualidade.

  • Aumento de reclamações:

Este sinal poderá ser percebido diretamente pelo gestor por meio das reclamações diretas que os membros do seu time manifestam sobre suas frustrações, preocupações e até mesmo insatisfações com relação a outros colegas de trabalho.

Aumento de conflitos interpessoais, quando estão constantemente envolvidos em discussões, confrontos ou confrontações uns com os outros.

Descontentamento sobre a distribuição das tarefas e até mesmo críticas constantes à liderança são formas de perceber que as reclamações podem necessitar de uma possível gestão de conflitos.

  • Fofocas: 

Algo que precisa de gestão de conflitos com urgência são as fofocas e rumores que circulam entre o time. Isso é prejudicial para a cultura de qualquer empresa.

Você perceberá que as pessoas estão se sentindo desconfiadas ou ressentidas uns com os outros e estão recorrendo a fofocas como uma forma de expressar suas frustrações.

  • Falta de colaboração:

A falta de colaboração dentro de uma equipe pode ser um sinal claro de que conflitos estão surgindo ou já existem. Os membros da equipe retêm informações relevantes que seriam úteis para outros colegas ou para o progresso do projeto. Eles podem agir de forma egoísta, priorizando seus próprios interesses em detrimento do sucesso coletivo.

Também é perceptível que têm resistência a dar ou receber ajuda e que até mesmo evitam participar de reuniões de equipe ou discussões colaborativas, demonstrando desinteresse ou desengajamento em relação aos objetivos comuns da equipe.

  • Comunicação agressiva e/ou deficiente: 

Os membros da equipe podem exibir expressões faciais tensas, posturas corporais rígidas ou gestos agressivos, como apontar o dedo ou cruzar os braços, indicando que estão se sentindo defensivos ou hostis.

Palavras ou frases que são insultuosas, depreciativas ou desrespeitosas podem ser usadas durante as interações, demonstrando falta de consideração pelos sentimentos ou opiniões das pessoas da equipe.

Até mesmo durante as conversas ou reuniões, os integrantes da equipe podem interromper constantemente uns aos outros, não permitindo que os outros terminem de falar ou expressem seus pontos de vista, o que pode indicar falta de respeito e conflito de poder.

  • Feedback negativos:

Se os membros da equipe estão frequentemente fazendo críticas negativas sobre o trabalho ou o comportamento uns dos outros, isso pode indicar que há tensões ou conflitos subjacentes que não estão sendo resolvidos.

Falta de reconhecimento e falta de feedbacks construtivos ou mesmo vagos são indícios de que podem haver sinais de conflitos entre as pessoas do seu time. 

Perceber esses sinais requer sensibilidade para observar as interações entre as pessoas do seu time e estar atento a padrões consistentes de negatividade ou hostilidade. Diante do desafio de coesão da equipe, como gestor, você pode fazer uso de algumas ferramentas que contribuirão na identificação conflitos na sua equipe:

  • Avaliação do Desempenho:

Análises de dados sobre sua equipe como: quedas de desempenho, entregas, atrasos, faltas e erros frequentes.

  • Análise de Dados: 

Analise os dados relacionados ao desempenho da equipe, como taxas de rotatividade, absenteísmo, reclamações de clientes e eficiência operacional. 

  • Brainstorm: 

Ao utilizar uma ferramenta como o Brainstorm o ponto principal é criar um ambiente seguro onde todos se sintam à vontade para compartilhar sua visão do problema. Essa ferramenta permite que os colaboradores cheguem a uma solução de forma construtiva, desenvolvendo um ambiente de trabalho mais harmonioso.

  • Avaliação do Clima Organizacional: 

Utilize ferramentas de feedbacks 360 graus, para coletar feedback de colegas de trabalho, supervisores e subordinados sobre o comportamento dos membros da equipe. Realize pesquisas periodicamente sobre o clima organizacional, utilizando ferramentas como Google forms, Surveymonkey, elas permitem a inserção de perguntas específicas sobre conflitos entre colegas. Você também pode contar com a colaboração da área de Recursos Humanos e utilizar de ferramentas específicas de avaliação de clima organizacional.

Como melhorar a performance e o clima da equipe de TI 

A gestão de conflitos desempenha um papel essencial na promoção da performance e na melhoria do clima da equipe de TI. Conflitos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, mas como eles são gerenciados faz toda a diferença. Uma abordagem proativa e estratégica pode transformar desafios em oportunidades de crescimento e colaboração.

Em primeiro lugar, é essencial promover uma cultura de comunicação aberta e honesta. Os membros da equipe devem se sentir confortáveis para expressar preocupações, compartilhar ideias e discutir questões livremente. Isso cria um ambiente onde os conflitos podem ser abordados e resolvidos antes que se tornem prejudiciais.

Além disso, facilitar o diálogo construtivo é fundamental. Organizar reuniões regulares da equipe e sessões de brainstorming permite que as pessoas discutam questões, compartilhem perspectivas e encontrem soluções em conjunto. Estabelecer diretrizes para garantir que as discussões sejam respeitosas e focadas na busca de soluções é essencial para o sucesso na gestão de conflitos.

Desenvolver habilidades de comunicação é outro aspecto importante. Oferecer treinamento em escuta ativa, empatia e resolução de conflitos capacita a equipe a se comunicar de maneira mais eficaz e a resolver conflitos de forma construtiva.

Por fim, é fundamental, que você como gestor, abordar os conflitos assim que surgirem. Resolver conflitos rapidamente, antes que se intensifiquem e prejudiquem a dinâmica da equipe, é essencial para promover um clima de trabalho positivo e produtivo.

Estratégias de Resolução de Conflitos

Os conflitos no ambiente de trabalho podem representar desafios significativos, mas também oferecem oportunidades de crescimento e aprimoramento. Abaixo, destacamos estratégias práticas que podem ser implementadas para uma gestão de conflitos de forma eficiente e criar um clima organizacional mais positivo.

  • Comunicação aberta; 
  • Mediação Neutra;
  • Promoção da diversidade de pensamento;
  • Definição clara das expectativas;
  • Definir Papéis e Responsabilidade
  • Estabeleça Objetivos Comuns:
  • Treinamento em Habilidades de Comunicação:
  • Cultura de Feedback Construtivo:
  • Foco em Soluções e Não em Culpa:
  • Meça o desempenho organizacional e individual;;
  • Adote um método de identificação de falhas
  • Aprenda com Experiências Passadas

Gestão de conflitos em equipes de TI

Qual é o papel do Product Owner na gestão de conflitos dentro de um projeto de software? 

O Product Owner (PO) desempenha um papel fundamental na gestão de conflitos dentro de um projeto de software, principalmente considerando sua posição central entre a equipe de desenvolvimento e os stakeholders. Sua posição estratégica permite que ele lide com conflitos de maneira eficaz, garantindo que o projeto prossiga de forma suave e produtiva.

Uma das principais responsabilidades do Product Owner é definir e priorizar os requisitos do produto em colaboração com as partes interessadas. Ao estabelecer uma visão clara e alinhada do produto, o PO ajuda a minimizar mal-entendidos e divergências de expectativas que podem levar a conflitos mais tarde no processo de desenvolvimento.

A existência de conflitos pode atingir diretamente o rendimento da equipe. Quando esses colaboradores estão em conflitos, o clima de trabalho se torna tenso, prejudicando a colaboração e o espírito de equipe. Ao mediar esses conflitos de forma neutra ele garante o sucesso do projeto de software.

O papel do gestor na resolução de conflitos

O gestor é a peça principal na resolução de conflitos, cabe a ele se certificar que o ambiente de trabalho seja produtivo e harmonioso. É de responsabilidade do gestor observar os conflitos e entender suas causas, em busca da melhor forma de  resolvê-los.

Essa tarefa abrange várias responsabilidades, envolvendo a comunicação franca e mediação de conflitos de forma imparcial, é dever do gestor prestar ajuda e instruir os colaboradores a encontrar maneiras de solucionar esses conflitos.

Ao estar presente na resolução dos conflitos, o gestor não demonstra apenas comprometimento com o time, mas também constrói  um relacionamento de confiança com os colaboradores, contribuindo com um ambiente de trabalho mais saudável.  

Segundo o professor Fernandes Neto, ‘’é de fundamental importância que, antes de se tomar qualquer ação, o gestor conheça os fatos ocorridos, através de escuta e análise, para que todas as pessoas envolvidas sejam identificadas, bem como suas condutas, seu perfil, postura, desempenho, histórico, dentre outros fatores’’. 

Essa análise evidencia a importância de sempre avaliar a situação inteira antes de tomar qualquer tipo de decisão. Cabe ao gestor averiguar não somente o ocorrido, mas procurar entender o lado de todas as pessoas envolvidas, levando em consideração sua postura, perfil e histórico que possam ter favorecido o conflito. A avaliação da situação é essencial para garantir que o conflito seja resolvido de forma justa. Isso porque as injustiças, além de não resolverem o conflito, o inflama ainda mais. 

Cabe ao gestor primar pelo bom convívio das pessoas na organização, bem como dar vez e voz a todos que fazem parte dessa grande equipe de colaboradores, imprimindo assim uma gestão cada vez mais democrática e participativa.

A gestão de conflitos é fundamental para o bom funcionamento de equipes, sendo estes uma ocorrência comum no ambiente corporativo. Originados por divergências de opinião ou competição entre colaboradores, nem todos os conflitos são prejudiciais, porém, se não forem tratados de forma construtiva, podem resultar em um ambiente negativo e pouco produtivo.

Para os gestores de equipes de TI, a capacidade de gerenciar conflitos vai além das competências técnicas. É uma habilidade essencial que pode impactar diretamente a produtividade e a coesão da equipe, especialmente em um ambiente onde os prazos são apertados e as demandas são constantes.

Cabe à você, gestor, assumir a responsabilidade de abordar a gestão de conflitos de forma proativa e promover um ambiente de trabalho harmonioso e incentivando a participação de todos os membros da equipe.

Ao adotar uma abordagem democrática e transparente, o gestor pode construir relacionamentos de confiança e promover uma cultura organizacional positiva, onde os conflitos são vistos não apenas como desafios, mas também como oportunidades de crescimento e aprendizado.

Gostou desse conteúdo? Veja 7 habilidades e competências fundamentais ao gestor

Entusiasta por Tecnologia desde os meus primeiros passos na programação em 2005. Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UDESC. Em 2019, decidiu dar um passo além e fundou a Lyncas, juntamente com seu sócio Cleyton Hort. Além do mundo da tecnologia, outra grande paixão é a música: toco violão, guitarra, baixo e um pouco de piano. Sua família é o seu porto seguro!