ChatGPT: o que é e como utilizar na sua empresa

Mulher de roupa preta segurando um celular na mão, do qual sai um robozinho e está escrito Chat GPT

A inteligência artificial (IA) é um tema que vem sendo debatido há muitos anos, mas recentemente a discussão se tornou mais intensa. O motivo dos holofotes foi o lançamento do ChatGPT, que gerou muita curiosidade e se tornou um dos tópicos mais comentados de toda a internet.

A repercussão foi tanta que, com apenas dois meses de operação, o ChatGPT já tinha conquistado 100 milhões de usuários.  

A ferramenta chama a atenção pela promessa de ser um chatbot com tecnologia IA que tem a capacidade de simular uma conversa humana e redigir textos completos e de alto nível, até mesmo automatizando tarefas simples. No entanto, as suas possibilidades de aplicação vão mais além.

Aqui nesse artigo você vai entender o funcionamento dessa ferramenta que está dando o que falar no mundo todo, e como o ChatGPT pode ajudar no dia a dia da sua empresa.

Como acessar o ChatGPT gratuitamente?

Antes de mais nada, é importante saber como acessar o ChatGPT gratuitamente.

Para isso, basta você abrir um navegador em seu computador ou celular, acessar o link: https://chat.openai.com/.

A primeira vez que você acessar é possível criar sua conta para que possa interagir com a ferramenta, nas demais oportunidades, basta efetuar novamente o login com email e senha previamente escolhidos.

Não é necessário baixar nenhum aplicativo ou programa de terceiros. Mas caso você prefira a facilidades que os aplicativos proporcionam pode acessar a Play Store ou a Apple Store para baixar rapidamente o app em seu dispositivo móvel.

8 passos para falar com o ChatGPT:

Interagir com o ChatGPT é muito tranquilo, imagine como estivesse perguntando a uma pessoa conhecida ou até mesmo ao Google. Você não precisa utilizar de um vocabulário formal ou rebuscado. Para facilitar ainda mais, quero deixar 8 passos de como falar com o ChatGPT:

  1. Faça uma pergunta ou diga algo: Você pode começar a interação digitando uma pergunta, uma declaração ou qualquer coisa que queira discutir.
  2. Aguarde a resposta: Depois de digitar sua mensagem, o ChatGPT vai processá-la e gerar uma resposta com base no contexto fornecido.
  3. Leia a resposta: A resposta gerada pelo ChatGPT aparecerá logo abaixo da caixa de entrada de texto. Leia com atenção para ver como ele respondeu à sua mensagem.
  4. Converse e continue a interação: Com base na resposta do ChatGPT, você pode fazer mais perguntas, expressar suas opiniões (dizer que não ficou claro) ou pedir mais detalhes. Basta continuar digitando como se estivesse tendo uma conversa.
  5. Especifique detalhes, se necessário: Se você quiser que o ChatGPT seja mais preciso em sua resposta, você pode fornecer detalhes adicionais ou contextos específicos na sua mensagem.
  6. Esteja ciente do contexto: O ChatGPT se lembra do histórico recente da conversa, mas o contexto pode ser limitado. Se você precisar, pode relembrar o ChatGPT sobre tópicos anteriores.
  7. Experimente diferentes abordagens: Se o ChatGPT não entender sua pergunta ou não gerar a resposta desejada, você pode reformular a pergunta de maneira diferente ou tentar abordagens alternativas.
  8. Encerre a conversa quando quiser: Quando você decidir encerrar a conversa, simplesmente pare de digitar. Você pode retornar a qualquer momento para continuar de onde parou.

Importante lembrar de que o ChatGPT não possui conhecimento além do que foi treinado até setembro de 2021 e pode não ter informações atualizadas após essa data. Além disso, embora seja capaz de manter uma conversa envolvente, ele pode ocasionalmente gerar respostas que não fazem sentido ou são imprecisas.

Como funciona o ChatGPT?

Como inteligência artificial, o modelo é treinado a partir de dados disponíveis na internet.
Dessa forma, ele funciona a partir de uma grande base de conhecimento que permite decodificar as palavras para oferecer respostas em texto.

Isso acontece porque ela é generativa, ou seja, ela é programa para reproduzir a linguagem natural com base na predileção e no uso contínuo da ferramenta, além da possibilidade de reinterpretar textos, criar tabelas ou descrever o texto em outra linguagem.

A ferramenta está em versão beta, sendo constantemente atualizada e alimentada com novas informações, para evitar mensagens erradas.

Mas como exatamente as empresas podem usar essa tecnologia para melhorar suas operações?

ChatGPT como usar

 

O que muda na rotina do profissional com o uso do ChatGPT?

As ferramentas baseadas em IA se popularizaram muito nos últimos anos, tanto pela forma com que elas funcionam, quanto pela possibilidade de otimizar processos, aumentar a produtividade e ainda auxiliar na tomada de decisão.

De acordo com a pesquisa realizada pela Hibou, 9 em cada 10 brasileiros já ouviu falar sobre inteligência artificial e mais da metade dos participantes a utilizam de forma ativa em sua rotina.

Um dos motivos para a utilização de ferramentas baseadas em IA para realizar atividades de caráter mais operacional é que isso faz com que os profissionais tenham mais tempo para focar em tarefas estratégicas, que demandam muito mais atenção, concentração e criatividade.

Dessa forma, a tendência é que cada vez mais empresas utilizem o ChatGPT para várias funções mais burocráticas e operacionais, como produzir relatórios, melhorar a comunicação com os clientes internos e externos, propor itens e, até mesmo melhorar as operações comerciais.

Para um gestor de projetos, por exemplo, a ferramenta pode facilitar a parte de comunicação da gestão de projetos, principalmente por facilitar a forma com que os profissionais reportam as informações.

Por exemplo, digamos que você deseja saber o andamento do projeto e os seus pontos críticos, mas não possui tempo hábil para avaliar as informações que estão dentro do Microsoft Project. Com o ChatGPT, basta inserir os dados e digitar o comando para que a ferramenta avalie a situação. Em poucos segundos, você terá um relatório completo da situação em questão, fazendo com que você economize muito mais tempo com atividades operacionais.

 

O que pode ser feito com o ChatGPT no dia a dia?

A IA desse chatbot pode ser explorada de diversas formas dentro das empresas, inclusive no atendimento ao cliente ou, até mesmo, no gerenciamento de um projeto. Veja alguns exemplos:

  • Responder perguntas dos clientes de forma mais rápida e precisa ao ser integrado com o WhatsApp, por exemplo;
  • Personalizar a experiência do cliente com base em suas compras e histórico de navegação;
  • Fornecer informações e insights sobre planilhas de orçamento de projetos;
  • Gerar documentação de projeto, incluindo planos, análises de risco e planos de gerenciamento de recursos;
  • Coletar informações para ajudar na tomada de decisões de projeto;
  • Definir estrutura de relatórios de gestão;
  • Criar estratégia de negócio, modelo de processo, modelo de dados.

 Várias outras análises e ações podem ser realizadas com o uso dessa ferramenta.

Uma dica é indicar a ela a fonte de referência para contextualizar o que você espera como resultado e, claro, fazer as perguntas certas!

 Agora, para dar exemplos práticos, fizemos duas perguntas ao ChatGPT para avaliar a capacidade da ferramenta de orientar na gestão e apoiar atividades estratégicas com foco no negócio. Confira:

 Estratégia de negócio criada pelo ChatGPT

 

Estrutura de relatórios de gestão criada pelo ChatGPT

>> Leia também: Gestão de Projetos ou Gestão de Processos: entenda a diferença

Qual o futuro da inteligência artificial?

Uma das questões mais discutidas acerca deste tema é sobre o futuro da inteligência artificial e como ela pode influenciar nos cargos e profissões.

Quando falamos de inteligência artificial, o primeiro pensamento que nos vem à mente são as imagens de filmes onde os humanos são substituídos pelos robôs, o que inclusive, causa um certo medo da tecnologia e a discussão: as máquinas tomarão o lugar dos humanos?

Não é segredo algum que o uso da inteligência artificial aponta para grandes impactos dentro das organizações, tanto na questão estratégica quanto na questão de inovação e economia.

Aos poucos, a inteligência artificial vai se mostrando cada vez mais presente em jogos, soluções de realidade virtual e aumentada (como os óculos VR, por exemplo), apps para celular, redes sociais, os próprios chatbots e outras ferramentas.

Hoje, ela se mostra muito mais independente e autônoma, ao ponto de propor diálogos e textos longos e detalhados sobre diversos assuntos.

Entretanto, isso não significa um sinal de perigo para os profissionais. Na prática, ferramentas como o ChatGPT vão ser cada vez mais utilizadas para automatizar processos, atuando de forma complementar nas rotinas empresariais para oferecer tempo para a execução de tarefas mais estratégicas.

Também vale destacar que, mesmo que a inteligência artificial esteja em constante aprimoramento, ela ainda é limitada. Dependendo do questionamento que é feito para a IA, as informações podem ser dadas de forma errada, conter dados inconsistentes (muito se tem comentado sobre os dados inventados que o ChatGPT gera em suas respostas), ou ainda, você pode ficar sem uma resposta.

Olha que interessante esse exemplo:

 

Qual a diferença do ChatGPT para um chatbot convencional?

A principal diferença está na capacidade de compreensão da linguagem humana e na geração de respostas.

O chatbot tradicional trabalha por meio da análise de expressões-chave e padrões, baseando-se em regras previamente estabelecidas. É por isso que ele não tem a capacidade de responder a qualquer dúvida do usuário, apenas àquelas que possuem as respostas em sua programação, ou seja, que ele foi programado para responder.

O ChatGPT, por sua vez, é capaz de compreender o significado das frases, o contexto da conversa, suas nuances e referências anteriores para gerar respostas mais precisas e relevantes. Por ser uma inteligência artificial, ele aprende com o próprio usuário e possui tecnologia mais dinâmica e flexível. Isso faz com que possa desenvolver conversas muito mais complexas e responder a um infinito número de perguntas.

Então o chatbot tradicional se mostra muito mais simples, desenvolvido para tarefas específicas, além de apresentar uma limitação na questão de tópicos e áreas de conhecimento. Já o ChatGPT utiliza um modelo de linguagem de última geração, treinada em grandes quantidades de dados e com maior compreensão da linguagem e pode ser utilizado em várias aplicações na rotina de profissionais.

 

ChatGPT: uma inovação interativa

Se antes o uso da inteligência artificial era algo tão distante, hoje ela chama a atenção tanto pelas suas funcionalidades quanto pelo mundo de possibilidades que ela pode abrir, ou melhor, executar no dia a dia.

Ao que parece, estamos no ápice de uma nova era de ferramentas inteligentes capazes de alavancar a produtividade e a qualidade das entregas. E o ChatGPT deve ser o primeiro exemplo de uma tendência que irá se espalhar rapidamente, mudando a forma como realizamos determinadas tarefas.

Embora a ferramenta ainda esteja em teste e precise melhorar a forma com que ela fornece algumas informações, ela já pode facilitar, e muito, a rotina de diversos profissionais.

Aqui, foi possível ver na prática o ChatGPT orientar na gestão e apoiar nas estratégicas com foco na monetização de um aplicativo. Mas vários outros comandos podem ser dados para facilitar ainda mais o nosso dia a dia e contribuir diretamente para a transformação digital.

Quer se aprofundar mais sobre Inteligência Artificial? Confira este artigo: O impacto da inteligência artificial e análise de dados nas empresas

Maykon Meier

Maykon Meier

Entusiasta por Tecnologia desde os meus primeiros passos na programação em 2005. Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UDESC. Em 2019, decidiu dar um passo além e fundou a Lyncas, juntamente com seu sócio Cleyton Hort. Além do mundo da tecnologia, outra grande paixão é a música: toco violão, guitarra, baixo e um pouco de piano. Sua família é o seu porto seguro!

Artigos relacionados

SAFe: melhoria contínua com agilidade

SAFe: melhoria contínua com agilidade

O Scaled Agile Framework (SAFe), em português, Estrutura Ágil Dimensionada,..

Continuar lendo

Cadastre-se na newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre transformação digital, IA, tendências tecnológicas e muito mais, diretamente no seu e-mail.

    Política de Privacidade

    Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades.