Comunicação Não Violenta: Aprenda a se comunicar melhor

Comunicação Não Violenta - blog da Lyncas

A Comunicação Não Violenta ensina a observar cuidadosamente os sentimentos e identificar os comportamentos e as condições que afetam os relacionamentos. 

O principal objetivo da CNV (Comunicação Não Violenta) é estabelecer conexões baseadas na sinceridade e na empatia. Quando o foco se torna esclarecer a observação, sentimentos e necessidades, próprios e do outro, é possível criar um laço de compaixão.

Como praticar a Comunicação Não Violenta?

Para se comunicar sem violência, as outras pessoas não precisam conhecer a CNV, nem mesmo estar motivadas a se comunicar compassivamente. 

O importante é você se manter fiel aos princípios aprendidos com a Comunicação Não Violenta e motivado somente a dar e receber com compaixão, sem julgamentos.

Conheça os quatro componentes da Comunicação Não Violenta:

Os quatro componentes da CNV são observação, sentimento, necessidades e pedidos, abaixo a explicação detalhada sobre cada um dos componentes:

Observação

É importante observar o que realmente acontece: o que você vê os outros dizerem ou fazerem que é enriquecedor ou não para sua vida? O ponto chave nessa etapa é ser capaz de apenas observar, sem fazer nenhum julgamento ou avaliação. 

Observar sem avaliar é considerado pelo filósofo J. Krishnamurti como “a forma mais elevada de inteligência humana”. Esse conceito se baseia em observar as ações do outro sem criticar. 

Por exemplo, quando uma  pessoa faz algo que você não gosta, ao invés de chamá-la de “irresponsável”, você pode tentar entender porque ela tomou aquela atitude. 

Sentimentos

Em seguida, identificar os sentimentos causados ao observar aquela ação: mágoa, medo, tristeza, felicidade… É importante acolher esse sentimento, sem tentar mudá-lo, mas sim entender de onde ele vem, qual ação específica que o causou.

Necessidades

Em terceiro lugar, reconhecer quais necessidades estão ligadas aos sentimentos identificados. Ser consciente desses três componentes é importante para se expressar clara e honestamente.

Pedido

É muito comum que as pessoas conversem sem terem consciência do que estão pedindo, mas é possível observar que por trás das perguntas normalmente existe um pedido. 

Pode ser simplesmente um pedido de reconhecimento, ou de honestidade, por exemplo: “como você se sente com isso que eu falei?” Outra opção é pedir que o outro faça algo que satisfaça as suas necessidades. 

Quanto mais claro você for a respeito do que quer da outra pessoa, mais provável que suas necessidades sejam atendidas.

Além dos quatro componentes, existem duas partes essenciais: expressar-se com honestidade e receber com empatia.

Pedidos VS Exigências 

Quando alguém ouve um pedido em forma de obrigação, a pessoa vê duas opções: submeter-se ou rebelar-se. Pedidos são recebidos como exigências quando os outros acreditam que serão culpados ou punidos se não os atenderem. 

Em ambos os casos, a pessoa se sente pressionada a realizar a ação e se torna mais difícil que responda compassivamente ao pedido.

Quanto mais você culpa, pune ou acusa os outros quando não atendem suas solicitações, maior será a probabilidade de que seus pedidos sejam entendidos futuramente como exigências. 

Evite frases vagas

Tente evitar frases vagas, abstratas ou ambíguas, e lembre-se de usar uma linguagem de ações positivas, assim torna-se mais fácil da pessoa entender o seu pedido. 

Um exemplo de pergunta baseada nos quatro componentes: “Ontem você não foi jantar comigo (O), e eu me senti frustrada (S) porque queria sua companhia (N). Hoje à noite você conseguiria jantar comigo? (P)”

Praticar Comunicação Não Violenta e se comunicar compassivamente pode ser um desafio, já que a maioria das pessoas foram criadas a partir de uma comunicação conflituosa. Entretanto, cabe a cada um encontrar uma forma de se relacionar com empatia e compaixão, e isso vai muito além da linguagem. Ao aplicar os quatro componentes (observação, sentimentos, necessidades e pedido), já se torna mais fácil se comunicar com clareza e expressão de sentimentos.

Se sente motivado a conhecer mais sobre a Comunicação Não Violenta? Nos acompanhe no Linkedin para ver mais textos sobre o assunto.

Marketing

Marketing

Sempre antenados nas novidades e conteúdos que agreguem valor à sua vida!

Artigos relacionados

Programação, como iniciar na área de TI

Programação, como iniciar na área de TI

A programação está presente em quase todos os aspectos da..

Continuar lendo

Cadastre-se na newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre transformação digital, IA, tendências tecnológicas e muito mais, diretamente no seu e-mail.

    Política de Privacidade

    Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades.