O setor de IoT (Internet das coisas) vem ganhando o seu espaço no mercado. Um estudo da Frost & Sullivan apontou que, na América Latina, 58% das empresas entrevistadas já possuem projetos operacionais avançados.

Já um relatório da consultoria Juniper Research, prevê que a base mundial de dispositivos conectados às redes móveis deve crescer 90% em quatro anos. Ambos os dados acima foram divulgados pelo portal IT Forum.

Uma das empresas referência no setor de IoT no Brasil, cliente Lyncas, encontrou na solução de outsourcing de profissionais de TI uma forma de otimizar e acelerar seus projetos em busca dos resultados estratégicos.

Desafios

No setor de energia, tarefas como a captação de informações de relógios medidores de energia, ligamento ou desligamento de redes acabam muitas vezes necessitando de uma operação presencial.

Solução

O objetivo então, neste projeto, foi a criação de uma plataforma IoT para empresas de distribuição de energia, mantendo o foco na integração entre hardware e software e na otimização dos processos de gestão.

A partir disso, tais equipamentos podem ser conectados a uma rede e à plataforma, e assim, passíveis de serem gerenciados de forma remota, deixando de exigir o deslocamento.

Além disso, a integração e conectividade permite a automatização de tarefas realizadas periodicamente, como medições de consumo de energia, contribuindo também na otimização do esforço.

Na busca por ampliar a eficiência e produtividade da equipe, a empresa encontrou no outsourcing de profissionais de TI da Lyncas uma oportunidade para aumentar o time e acelerar o desenvolvimento do projeto.

Os profissionais alocados, são integrados à equipe do cliente e passam a fazer parte da rotina diária, incluindo cerimônias, maximizando o controle e a autonomia da liderança na delegação das iniciativas.

Resultados

Diversos benefícios podem ser percebidos com a plataforma. A redução de custos, com a otimização da logística e o deslocamento até os equipamentos sendo necessário apenas para atividades pontuais.

O aumento na receita, em razão da redução de custos, desperdícios evitados ao longo da jornada e a agilidade nos processos alcançada com a operação remota e a automatização das tarefas.

Por fim, o aumento da maturidade tecnológica, com o grande volume de dados em tempo real, na nuvem, e uma maior velocidade e segurança das informações.

Cadastre-se na newsletter

Receba conteúdos exclusivos sobre transformação digital, IA, tendências tecnológicas e muito mais, diretamente no seu e-mail.

    Política de Privacidade

    Utilizamos Cookies para armazenar informações de como você usa o nosso site com o único objetivo de criar estatísticas e melhorar as suas funcionalidades.